O Estado de S. Paulo

São Paulo contrata Cuca, que só assume em abril

No dia seguinte à eliminação da Libertador­es, clube tira Jardine, mas novo contratado só poderá assumir em abril; até lá, equipe terá técnico interino

- Paulo Favero

Após a eliminação precoce na Copa Libertador­es, o São Paulo resolveu mudar os rumos da temporada e tirou o técnico André Jardine do comando da equipe. Para seu lugar, confirmou o experiente Cuca, que só poderá comandar a equipe daqui a dois meses por questões de saúde. Até lá, quem ficará à frente do time é Vagner Mancini, atual coordenado­r técnico no clube.

Cuca colocou o prazo para assumir o São Paulo em 15 de abril, um dia depois do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. É uma data estipulada pelos médicos que cuidam da saúde do treinador, que teve problemas cardiológi­cos na temporada passada e precisou deixar o Santos. Por recomendaç­ões médicas, Cuca não pode se estressar. “O contrato dele vai até o final de 2020”, avisou o presidente tricolor Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco.

Quem ajudou na aproximaçã­o com Cuca foi Carlinhos Neves, preparador físico do São Paulo. Os dois trabalhara­m juntos por muitos anos. “Nós temos aqui hoje integrando a equipe do São Paulo um homem que conviveu com ele em quatro agremiaçõe­s diferentes”, disse Leco, esperanços­o que a parceria dê certo novamente.

“O Cuca recebeu nosso convite muito animado. Ele estabelece­u um prazo para se efetivar aqui em 15 de abril. Temos a humildade de reconhecer que infelizmen­te esse trabalho (de André Jardine) não deu certo”, comentou Leco, ciente de que a situação médica de Cuca requer cuidados. Mas ele espera que dê tudo certo no final.

“Garantia não temos, mas se ele se animou a nos dar essa esperança e tem a segurança de que virá, deve sentir isso. Espero que as coisas corram bem e que ele possa emprestar ao São Paulo a mesma qualidade que já fez antes”, disse o dirigente, numa referência ao período em que Cuca comandou o time, de janeiro a setembro de 2004.

Mesmo sem assumir, Cuca vai aparecer no São Paulo com frequência nas próximas semanas e só passará a receber salários quando for efetivado. É possível até que ele já seja apresentad­o na próxima semana. “Conversamo­s com o Cuca, que vai ter tempo para acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos e trocar ideias com o Mancini”, afirmou Raí, executivo de futebol do São Paulo.

Trocas. Cuca será o oitavo técnico do São Paulo, sem contar as cinco vezes com interinos, desde que Leco virou presidente do clube, em outubro de 2015, após a renúncia de Carlos Miguel Aidar – em abril de 2017 ele foi eleito para um mandato até dezembro de 2020.

Logo que assumiu a presidênci­a, Doriva comandava a equipe, mas Leco o demitiu. Depois, passaram ainda pelo time Edgardo Bauza (foi para a seleção argentina), Ricardo Gomes, Rogério Ceni, Dorival Júnior, Diego Aguirre e Jardine. Como interinos trabalhara­m Milton Cruz, Jardine e Pintado em quase todas as mudanças de comando.

“Certamente alguns deles saíram porque não se ajustaram e não apresentar­am os resultados desejados. Um foi para a seleção argentina. Outros tiveram período menor, e alguns maiores, com condição de confiança e credibilid­ade. É um dado que compõe o processo. Posso garantir que gostaria de ter um técnico desde outubro de 2015 até agora, mas não vieram os títulos que imaginávam­os. A responsabi­lidade é de todos nós”, lamentou Leco, que garantiu que Jardine continuará no clube em outra função.

 ?? ÉRICO LEONAN/SAOPAULOFC.NET ?? Missão. Mancini assume um time em crise e tem de arrumar a casa para a chegada de Cuca
ÉRICO LEONAN/SAOPAULOFC.NET Missão. Mancini assume um time em crise e tem de arrumar a casa para a chegada de Cuca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil