O Estado de S. Paulo

Envio de remédio de Cuba derruba tese chavista, diz Guaidó

-

• Juan Guaidó, autoprocla­mado presidente interino da Venezuela, disse ontem que as 933 toneladas de remédios importados pelo governo põem por terra a “mentira” de Nicolás Maduro de que as sanções econômicas o impediam de comprar os produtos. Ele considerou que isso foi uma vitória do movimento que lidera.

“Então não havia bloqueio, aí estão os remédios, eles roubavam o dinheiro”, disse Guaidó. “Eles admitiram a emergência, pois tiveram de trazer os remédios e essa é outra conquista deste movimento, desta causa”, disse durante ato na Universida­de Central da Venezuela.

Ontem, o ministro de Saúde da Venezuela, Carlos Alvarado, informou a chegada de 933 toneladas de remédios e materiais médicos procedente­s de Cuba, China – aliados do governo Maduro –, da Organizaçã­o Panamerica­na de Saúde e de “algumas compras diretas” do ministério.

“Basta de cinismo, basta de miséria com nosso povo. A mentira deles caiu muito rápido”, disse o líder opositor, acrescenta­ndo que seu movimento levou o “regime ao desespero”. “O jogo mudou e a ajuda humanitári­a entrará na Venezuela, mesmo se não cessar a usurpação, pois em todo o país há um povo decidido e determinad­o a ajudar o próximo”, acrescento­u o presidente da Assembleia Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil