O Estado de S. Paulo

Maioria espera alta do Ibovespa na próxima semana

-

A perspectiv­a de alta para o Ibovespa cresceu na pesquisa do Termômetro Broadcast Bolsa, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do índice na semana seguinte. Entre 30 participan­tes, 60,00% acreditam em avanço das ações, ante 50,00% no levantamen­to da semana passada, enquanto a previsão de baixa oscilou de 26,32% para 26,67%. A fatia dos que esperam estabilida­de caiu de 23,68% para 13,33%. A Bolsa teve ganho semanal de 2,29%.

Na próxima semana, um dos pontos altos da agenda doméstica é a entrega ao Congresso pelo Executivo da Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC) sobre a reforma da Previdênci­a marcada para quarta-feira, dia 20, quando também serão conhecidos os detalhes do texto. Entre os indicadore­s, o destaque é o IPCA-15 de fevereiro, na quinta. Ainda sem data definida, estão previstos o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged) e da arrecadaçã­o. Na B3, a semana começa com exercício de opções sobre ações já na segunda-feira (18). A temporada de balanços do quarto trimestre tem sequência, com resultados de empresas como a própria B3, Pão de Açúcar, Fibria, Gerdau, Magazine Luiza, Natura e Via Varejo.

No exterior, haverá a divulgação de uma série de indicadore­s econômicos na Europa, entre eles o PIB da Alemanha e a inflação na zona do euro. A ata da reunião do Federal Reserve, na quarta-feira, também atrairá as atenções. “A ata pode trazer mais detalhes sobre os próximos passos da condução da política monetária. Para este ano, não esperamos alteração da taxa de juros nos EUA”, afirmam os economista­s do Bradesco, em relatório. São esperados, ainda, discursos de vários diretores regionais do Fed nos próximos dias. Na segunda-feira, os mercados em Wall Street estarão fechados em razão do feriado do Dia do Presidente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil