O Estado de S. Paulo

São Paulo se reencontra com a vitória; Corinthian­s só empata

Time, enfim, faz uma boa atuação nos 2 a 1 sobre o Ituano: Igor Gomes, autor de 2 gols, Liziero e Antony se destacam

- Dani Arruda/ ESPECIAL PARA O ESTADO

Em sua melhor atuação na temporada, o São Paulo venceu o Ituano por 2 a 1, no Morumbi. Já o Corinthian­s precisou de Gustagol (ao lado) para empatar com a Ferroviári­a por 1 a 1.

Foi, sem dúvida, a melhor apresentaç­ão do São Paulo na temporada. Dinâmico, ofensivo, envolvente. “Vertical”, nas palavras do técnico Vagner Mancini. E com um garoto formado na base, Igor Gomes, sendo decisivo. A vitória por 2 a 1 sobre o Ituano, ontem, no Morumbi, não refletiu a superiorid­ade do time. O São Paulo merecia mais.

A equipe se impôs com autoridade. Criou chances para fazer o terceiro e o quarto gols. Mas, num descuido do setor defensivo no final, sofreu o gol após cobrança de escanteio. Os dois times voltam a se enfrentar na quarta-feira, 19h15, em Itu. O São Paulo avança às semifinais do Estadual com vitória ou empate. A vaga será decidida nos pênaltis se o Ituano vencer por um gol de diferença.

Igor Gomes foi o destaque (entre vários) da partida, com um gol em cada tempo. O garoto de 20 anos, revelado na base, ainda não havia marcado na equipe profission­al. Fez logo dois. Morato diminuiu.

“Desde o meu primeiro ano de sub-20 venho jogando no Morumbi. Falei que queria fazer um gol aqui e me frustrava um pouco na base. Para você ver como o Papai do Céu é bom, no meu primeiro jogo como titular no profission­al, consegui fazer dois”, comemorou Igor.

Mas, afinal, o que fez com que um time contestado, que atravessou uma semana turbulenta com problemas internos (envolvendo o goleiro Jean e o técnico Mancini), além de críticas e desconfian­ça da torcida, apresentas­se uma partida técnica e taticament­e tão convincent­e?

A resposta passa por uma mudança de postura e confiança. Desde os primeiros minutos o São Paulo se impôs. Jogou, pela primeira vez no ano, como time grande. Foi ao ataque, espremeu a boa equipe do Ituano e conseguiu infiltraçõ­es na defesa do adversário, ora pelas laterais, ora pelo meio, com frequência. Se manteve agressivo, mesmo em vantagem no placar, a ponto de os jogadores, após a vitória, falarem em recomeço.

“Não vou mentir. É um dos dias mais felizes da minha vida. Muito feliz porque venho trabalhand­o muito. Essa fase do torneio é um novo começo para nós. Tenho certeza de que, daqui para frente, será uma nova história para o São Paulo”, disse Igor Gomes.

A tarefa de Igor não era das mais fáceis. Ele substituiu os machucados e experiente­s Hernanes e Nenê e deu conta do recado. Até fazer o primeiro gol (batendo de primeira dentro da área, após cruzamento de Reinaldo), tinha atuação apenas discreta. Faltava a ele chegar com mais confiança ao ataque, jogar mais próximo da área. No segundo gol, foi oportunist­a ao aproveitar rebote do goleiro.

Outro destaque foi Liziero. Ele não atuava desde 31 de janeiro, na derrota por 1 a 0 para o Guarani, por causa de torção no tornozelo e dores no púbis. O volante foi o cérebro do time, conduziu o jogo. Quando foi substituíd­o, saiu aplaudido.

“Dentro do jogo vertical, ele passa a ser uma peça-chave, tem passe e o arremate. Foi determinan­te para que a gente também tivesse uma circulação de bola frontal”, disse Mancini.

Além deles, Antony deu muito trabalho à defesa do Ituano. Aberto pelo lado direito, driblou, cruzou, chutou e teve participaç­ão importante ao iniciar o lance do segundo gol.

 ?? ALEX SILVA / ESTADÃO ??
ALEX SILVA / ESTADÃO
 ?? CÉLIO MESSIAS ??
CÉLIO MESSIAS
 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Euforia. Igor Gomes marcou os seus dois primeiros gols no time principal: ‘É um dos dias mais felizes da minha vida’
ALEX SILVA/ESTADÃO Euforia. Igor Gomes marcou os seus dois primeiros gols no time principal: ‘É um dos dias mais felizes da minha vida’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil