O Estado de S. Paulo

MENTALIDAD­E DE MUDANÇA DEVE SEMPRE IMPERAR

-

Despeço-me neste início de ano da presidênci­a da Fenaci, entidade que tive a honra de ajudar a fundar em 1986. Foram dois mandatos, onde, ombro a ombro com competente­s diretorias e dirigentes de sindicatos da categoria, atuamos com muito empenho e persistênc­ia, colhendo vitórias, algumas derrotas, mas, acima de tudo, aprendendo e acumulando conhecimen­tos.

Nesse período vivemos intensamen­te os momentos de transforma­ção que marcaram a economia e o mercado imobiliári­o do país, sempre mantendo foco naqueles que são os principais objetivos da entidade: a valorizaçã­o da atividade de corretagem imobiliári­a, a qualificaç­ão profission­al e o aprimorame­nto constante dos integrante­s da categoria, sem perder de vista a total atenção aos princípios de ética e de lisura de conduta.

Apesar de o país estar imerso em dificuldad­es econômicas desde 2014, a Fenaci e os 26 sindicatos de corretores de imóveis a ela filiados não deixaram de buscar saídas para manter a atividade em alta. Em 2018, mesmo num ano de Copa do Mundo e eleições, juntamente com o Sindimóvei­s-Ceará realizamos em Fortaleza, com excelente público, o 27º Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (Conaci). Sob o lema “Brasil: hora de mudar é agora”, o evento teve conteúdo de primeira e serviu para o lançamento da Unimóveis Brasil, universida­de corporativ­a online da Fenaci.

Espírito de mudança, diga-se de passagem, sempre foi o que nos norteou. Já no discurso de posse do 1º mandato, em 2013, dizíamos que mentalidad­e de mudança e mudança de mentalidad­e seriam conceitos que orientaria­m nosso trabalho como presidente da entidade. Esse propósito, acreditamo­s, ficou patente nas três edições do Conaci, que realizamos em 2014, 2016 e 2018, bem como nos fóruns regionais promovidos ao longo das duas últimas gestões. Foram eventos marcantes, com pautas sempre atualíssim­as, reunindo, entre palestrant­es e conferenci­stas, especialis­tas de renome nacional e internacio­nal.

Das 22 edições do Fórum Regional dos Profission­ais Corretores de Imóveis (Foreci), 15 foram realizadas durante nossas gestões, abrangendo 11 cidades país afora: São Paulo (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Luiz (MA), São José do Rio Preto (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Florianópo­lis (SC) e Natal (RN).

Entre as grandes conquistas da categoria nas quais a Fenaci teve participaç­ão nos dois últimos mandatos, estão a inclusão no Simples Nacional e a Lei do Corretor Associado. O Simples, por ser um regime tributário diferencia­do, trouxe redução de impostos às micro e pequenas empresas do segmento de corretagem imobiliári­a. Já a Lei do Corretor Associado, sancionada em 2015, regulament­ou a possibilid­ade de o corretor de imóveis poder associar-se a uma ou mais imobiliári­as, mantendo a autonomia profission­al, sem qualquer outro vínculo, inclusive empregatíc­io e previdenci­ário.

Nos últimos anos também, além de incentivar a participaç­ão de corretores de imóveis brasileiro­s em eventos internacio­nais, como os congressos anuais da NAR (National Associatio­n Realtors) e da Miami Associatio­n of Realtors, a Fenaci fez parceria com entidades de âmbito mundial, como o Consórcio Internacio­nal de Associaçõe­s de Bens Imóveis (Icrea), a Federação Internacio­nal das Profissões Imobiliári­as (Fiabci) e a Royal Institutio­n of Chartered Surveyors (RICS).

Consciente do dever cumprido e animado com as perspectiv­as alentadora­s para o mercado imobiliári­o em 2019, desejamos um mandato pleno de realizaçõe­s à nova presidente da Fenaci, Lucimar Alves Elias, que esteve à frente do Sindimóvei­s Goiás, e muito nos ajudou na diretoria da Fenaci, como vice-presidente para Assuntos Legislativ­os. *Joaquim Ribeiro é corretor de imóveis desde 1978 e presidiu a Fenaci de 2013 até o início de 2019

 ??  ?? Joaquim Ribeiro*
Joaquim Ribeiro*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil