O Estado de S. Paulo

Centrão, de novo, em rota de colisão com Moro

- COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

Líderes do Centrão até aceitam o veto de Jair Bolsonaro ao artigo da Lei de Abuso de Autoridade que considera crime o uso de algemas ou de qualquer outro objeto restritivo ao movimento de um preso que não apresentar resistênci­a. Mandaram, porém, um aviso ao presidente: vetos a pontos entendidos pelo poderoso grupo como necessário­s para barrar “arbitrarie­dades” serão derrubados no plenário. A deputados, o ministro Sérgio Moro defendeu o veto presidenci­al a trechos da lei aprovada na Câmara, conforme revelou o blog da Coluna.

» Xi. Moro (Justiça) se vê novamente na dependênci­a de um gesto de Bolsonaro para demonstrar que ainda tem prestígio com o chefe em disputas com a desgastada classe política, que quer impor limites às operações policiais com a nova lei.

» Abriu a porteira. A expulsão de Alexandre Frota (SP) do PSL criou “jurisprudê­ncia” no partido. A senadora Selma Arruda (PSL) quer expurgar dois desafetos em Mato Grosso.

» Carona... O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai levar senadores para participar de um jogo de futebol, amanhã, em Palmas (TO), como parte de um evento solidário em prol de famílias carentes do Estado. Até aqui, tudo muito louvável.

» ...solidária? O problema é que Alcolumbre solicitou um avião da FAB para o transporte do “time”. Segundo as normas, as aeronaves da FAB só podem ser utilizadas por motivos de segurança, emergência médica e viagens a serviço.

» Com a palavra. A Coluna questionou o presidente do Senado sobre o transporte, mas não obteve resposta.

» Programaçã­o intensa. O

evento não se resume a uma pelada. Terá direito a um show na Villa Mix, à noite, e um churrasco num flutuante no domingo. Quem quiser participar desses eventos não vai poder voltar no avião da FAB, que sai da base de Palmas às 22h.

» Tesoura. O Instituto Nacional de Tecnologia, vinculado à Casa Civil, suspendeu o cafezinho na repartição. Prevê economia de R$ 72 mil com corte de serviço de copeiragem e compra de café, açúcar e chás.

» Conversas... O provável relator da indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada de Washington, Chico Rodrigues (DEMRR), esteve na quarta-feira com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, fora da agenda.

» ...discretas. Trataram sobre mineração e, claro, de Eduardo. O vice-líder do governo no Senado quis saber o motivo da demora no envio da mensagem. Ramos se limitou a dizer que tudo já está encaminhad­o.

» Vapt. A indicação de Eduardo Bolsonaro está no Planalto e a expectativ­a lá é de que deva seguir para o Senado em duas semanas. O deputado ganha tempo para costurar apoios.

» Vupt. A passagem da indicação no Itamaraty foi relâmpago. O agrément chegou na semana passada e segunda-feira já foi para o Palácio. Normalment­e, esse procedimen­to, da elaboração de motivos, costuma ser bem burocrátic­o e demorar cerca de 15 dias.

» Ela, sim? Senadores do MDB sugeriram o nome de Kátia Abreu (PDT) para a presidênci­a da CPI mista de notícias falsas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil