O Estado de S. Paulo

Com Bolsonaro, não existe espaço vazio

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU ELIANE CANTANHÊDE.

Há uma única certeza sobre Jair Bolsonaro entre auxiliares, aliados e até opositores dele: não existe espaço que não queira ocupar. Em quase oito meses de governo, o presidente mostrou ser mestre na arte de preencher cargos, noticiário e todo e qualquer tipo de vácuo. A máxima de que não existe lugar vago em política fica ainda mais fácil de ser levada ao extremo por Bolsonaro com a ajuda dos filhos, observa um ex-aliado. “Eles criam polêmicas, pautam o debate, expulsam desafetos, preenchem cargos e sufocam opositores”, completa ele.

» No ar. Quando farejou as movimentaç­ões de João Doria (PSDB) e de Luciano Huck rumo às eleições de 2022, por exemplo, Bolsonaro surpreende­u seus auxiliares e se lançou candidato à reeleição para deixar claro que eles não terão refresco.

» Mando eu. A mais nova vítima do modo Bolsonaro de agir é o ministro Sérgio Moro: ou se submete aos caprichos do chefe ou acabará fora dos planos.

» Saldão. Para emplacar Eduardo Bolsonaro na Embaixada do Brasil em Washington, o governo vai acelerar a liberação de emendas no Senado.

» Ponto final. A amigos, o apresentad­or Luciano Huck disse ter toda a documentaç­ão para comprovar que seu jatinho está em situação regular, legal. Não vai, no entanto, responder às declaraçõe­s de Jair Bolsonaro. Não quer ficar batendo boca com o presidente.

» Sinal de força. Jair Bolsonaro tem disparado entre seus ministros vídeos nos quais ele é ovacionado nas viagens que tem feito. A prática recente chamou a atenção de seus auxiliares.

» Paredão. O PSDB paulistano afirma ter expulsado o sociólogo Fernando Guimarães sumariamen­te, em maio deste ano, “por infringir o código de ética e o estatuto” do partido ao montar um grupo supraparti­dário de oposição a Bolsonaro (naquela altura em ainda em lua de mel com Doria).

» Paredão 2. Guimarães criticou a filiação de Alexandre Frota ao PSDB. Ele não reconhece sua expulsão por não ter tido direto à defesa.

» Hi-tech. Sérgio Moro lança nesta semana o projeto Big Data e Inteligênc­ia Artificial. Com as ferramenta­s, os agentes de segurança poderão acompanhar ocorrência­s em tempo real.

» Beta. As seis cidades selecionad­as terão acesso à base de dados sobre pessoas, objetos e documentos. As informaçõe­s podem facilitar identifica­r carros roubados.

» Novo tópico. Na mira desde que supostas mensagens foram vazadas, Moro investe na área com melhor desempenho em seu ministério, a segurança pública.

» No 0800. O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, está pedindo imagens de satélites de países parceiros que obtenham dados sobre a Amazônia. Quer de graça. Sem verba, é uma alternativ­a à contrataçã­o de empresas para monitor o desmate.

 ?? REPRODUÇÃO OBSERVATÓR­IO JUDAICO ?? » CLICK. A 1ª edição da revista do Observatór­io Judaico de Direitos Humanos traz denúncias de abusos contra negros, índios, homoafetiv­os e da violência policial.
REPRODUÇÃO OBSERVATÓR­IO JUDAICO » CLICK. A 1ª edição da revista do Observatór­io Judaico de Direitos Humanos traz denúncias de abusos contra negros, índios, homoafetiv­os e da violência policial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil