O Estado de S. Paulo

Bolsonaro diz que vencerá ‘guerra’ sobre Amazônia

No Twitter, presidente publica vídeo de Enéas Carneiro, já falecido, para sugerir interesses internacio­nais na região

-

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o Brasil tem um compromiss­o “com esse rico e sagrado pedaço de terra que é a Amazônia”, criticou todos aqueles que, segundo ele, tentam tirar a soberania nacional sobre a região e assegurou que o País vencerá o que ele classifico­u como uma “guerra da informação”.

As declaraçõe­s são uma resposta às críticas que a comunidade internacio­nal tem feito a Bolsonaro em relação às políticas adotadas por seu governo na área ambiental, especialme­nte sua posição sobre os recentes dados que apontam aumento do desmatamen­to na floresta amazônica.

Nas últimas semanas, a divulgação de índices que revelam o avanço do desmate ilegal na região levaram à demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, e à suspensão de repasses da Alemanha e da Noruega ao Fundo Amazônia, que financia ações de preservaçã­o.

“Nós temos um compromiss­o com esse pedaço de terra, mais rico e sagrado do mundo (Amazônia)”, disse o presidente durante solenidade na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio. Sem citar nominalmen­te a Alemanha ou a Noruega – os dois únicos países que faziam doações ao fundo –, Bolsonaro afirmou que “estão tentando ganhar a guerra da informação”, a fim de que o Brasil perca a soberania sobre a Amazônia.

“Mas vamos ganhar essa guerra da informação”, emendou, ao destacar que “não há honra, gratidão ou satisfação maior do que cumprir uma missão.

Vídeo. Antes de fazer a defesa da “soberania da Amazônia” em discurso na Aman, Bolsonaro usou as redes sociais para tratar do assunto. Pelo Twitter, o presidente publicou um vídeo com críticas feitas pelo falecido deputado federal Enéas Carneiro – que disputou a Presidênci­a por três vezes, alcançando a terceira colocação em 1994 –, sobre a atuação de outros países em relação à região.

Barretos. O presidente também participou ontem da abertura da Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. Ele aproveitou a ocasião para andar a cavalo na arena e assinou um decreto que trata de protocolos sobre bem-estar de animais utilizados nos rodeios. Ele foi acompanhad­o por deputados federais e estaduais e também pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil