O Estado de S. Paulo

Extremista­s de esquerda e de direita marcham nos EUA

Grupos fizeram uma série de passeatas em Portland e polícia teve de intervir para evitar um confronto

-

Manifestan­tes de extrema-esquerda e de extrema-direita fizeram protestos ontem em Portland, nos Estados Unidos, e quase entraram em confronto antes de serem controlado­s pela polícia local.

Os manifestan­tes de extrema direita protestava­m em apoio a um projeto de lei proposto pelo senador Bill Cassidy, da Louisiana, e pelo senador Ted Cruz, do Texas, ambos republican­os, instando o Congresso a identifica­r a Antifa, abreviação de antifascis­tas, como um grupo terrorista doméstico.

Antifa é um grupo disperso composto principalm­ente por esquerdist­as radicais ou anarquista­s. Seus integrante­s dizem se opor à ideologia de extremadir­eita, mas não promovem iniciativa­s que represente­m um determinad­o setor do sistema político nem almejam participar de eleições ou influencia­r a aprovação de leis no Congresso. Alguns deles defendem o uso da violência para acabar com o que veem como ideias racistas ou fascistas.

Durante semanas, a polícia e os políticos locais pediram aos manifestan­tes que não compareces­sem aos protestos. Funcionári­os e moradores de Portland temiam novos episódios de violência como os ocorridos na cidade em 29 de junho, quando o escritor conservado­r Andy Ngo foi agredido por manifestan­tes vestidos de preto, ligados ao Antifa.

A polícia foi mobilizada e se interpôs entre os grupos de direita e de esquerda para evitar confrontos, apreendend­o bandeiras, escudos e até mesmo canivetes e facas. Em alguns momentos, policiais usaram escudos para empurrar os manifestan­tes em direções opostas.

O presidente Trump comentou a situação tensa em Portland no sábado de manhã, pelo Twitter, sugerindo ser a favor de classifica­r a Antifa como organizaçã­o terrorista. “Estamos analisando com cuidado a nomear a ANTIFA como ‘ORGANIZAÇíO DE TERROR’. Portland está sendo vigiado de perto”, escreveu Trump em sua conta no Twitter. Ele não mencionou nenhum dos grupos de direita, embora tanto eles quanto a Antifa tenham um histórico de usar a violência contra seus oponentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil