O Estado de S. Paulo

Delegado da Receita fala em interferên­cia de ‘forças externas’

-

• Com o cargo sob ameaça, o delegado da Receita no Porto de Itaguaí (RJ), José Alex Nóbrega de Oliveira, enviou uma mensagem a colegas do órgão relatando suposta interferên­cia política de “forças externas que não coadunam com os objetivos de fiscalizaç­ão” da Receita Federal. A autenticid­ade e a autoria da carta, enviada em um grupo de Whatsapp de delegados da Receita, foram confirmada­s pelo Estado.

Como o Estadão/Broadcast mostrou ontem, os auditores fiscais que ocupam posições de chefia na Receita ameaçam entregar os cargos, caso sejam efetivadas indicações políticas na superinten­dência do Rio de Janeiro e em outros postos-chave do órgão.

A situação se agravou com os relatos de que o secretário especial da Receita, Marcos Cintra, pediu ao superinten­dente da Receita no Rio, Mário Dehon, a troca de chefes de duas unidades no Estado: da Delegacia da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí e da Delegacia Rio 2, na Barra da Tijuca.

A delegacia no Porto de Itaguaí é considerad­a estratégic­a no combate a ilícitos praticados por milícias e pelo narcotráfi­co em operações no local, que incluem contraband­o, pirataria e subvaloraç­ão de produtos.

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro foi questionad­o sobre a intenção de substituiç­ão na Receita. Ele disse que poderia trocar postos em que pessoas se julgavam “donos do pedaço”. / D. W. e BRENO PIRES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil