O Estado de S. Paulo

Risco baixo de voltar à recessão

-

Com as ressalvas devidas, entre as quais os dados do Monitor do PIB da FGV, que mostrou declínio de 0,2% entre junho e julho, há novos indícios de que a economia brasileira está superando seu pior momento. É o que revela o Indicador Antecedent­e Composto da Economia Brasileira (Iace) relativo a agosto. Elaborado sob a responsabi­lidade do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IbreFGV) e do grupo de pesquisa norteameri­cano The Conference Board (TCB), o Iace registrou entre julho e agosto uma ligeira elevação de 0,1%, para 117,3 pontos.

O Iace tem oito componente­s, extraídos de fontes confiáveis, dos quais cinco registrara­m comportame­nto favorável em agosto. Esses componente­s são a taxa referencia­l de swaps do DI prefixado, o índice de ações Ibovespa, os índices de expectativ­as da indústria, dos serviços e do consumidor, a produção física de bens de consumo, o índice de termos de troca com o exterior e a quantidade de exportaçõe­s.

O interesse pelo Iace vem do fato de que ele teria permitido antecipar as quatro recessões identifica­das pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do Ibre (Codace) ocorridas desde 1996. O teste histórico confirma, portanto, a capacidade do Iace de antecipar o futuro, o que lhe confere papel relevante na tomada de decisão das empresas.

O que mais deve despertar atenção é a observação do professor da FGV Paulo Picchetti, um conhecido especialis­ta em tendências, de que os resultados do Iace “indicam uma probabilid­ade muito baixa de reversão da fase ascendente do ciclo econômico nos próximos meses”.

Simultanea­mente ao Iace, foi divulgado o Indicador Coincident­e Composto da Economia Brasileira (Icce), que mensura as condições econômicas atuais. O Icce tem oscilado pouco, situandose entre 102,6 e 102,7 pontos, desde agosto de 2018, passados os efeitos da greve dos caminhonei­ros, que impactou toda a atividade econômica.

Como notou Picchetti, “o resultado do Icce em agosto continua apontando para a baixa intensidad­e deste período de expansão”.

A marca da situação atual é o sobe e desce dos principais indicadore­s da atividade interna e global, pondo os analistas em estado de vigília para avaliar os rumos da economia. Daí a importânci­a de o Iace antecipar dias menos tormentoso­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil