O Estado de S. Paulo

Reino Unido e UE ficam mais perto de acordo sobre Brexit

Johnson teria feito concessões na fronteira da Irlanda e teria de convencer o Parlamento a aprovar a proposta

- LONDRES / AP

Reino Unido e União Europeia se aproximara­m de um acordo sobre o Brexit, segundo fontes em Londres e Bruxelas citadas ontem pelo jornal The Guardian. O fim do impasse sobre a saída dos britânicos do bloco só teria sido possível porque o premiê, Boris Johnson, teria feito concessões a respeito da fronteira irlandesa. Um rascunho do acordo poderia ser divulgado hoje, segundo o jornal.

Michel Barnier, chefe das negociaçõe­s da UE, deu um prazo até a noite de amanhã para que Johnson oficialize o plano. Segundo negociador­es britânicos e europeus, a nova proposta seria manter a Irlanda do Norte formalment­e como parte do Reino Unido, mas, na prática, dentro do mercado comum. Com isso, a fronteira entre UE e Reino Unido seria o Mar da Irlanda – evitando o restabelec­imento de barreiras físicas entre Irlanda e Irlanda do Norte, o que é proibido pelo Acordo de Sexta-Feira Santa, de 1998, que pacificou os dois território­s.

Se conseguir fechar um acordo com a UE, o problema de Johnson passa a ser obter os votos no Parlamento. O Partido Unionista Democrátic­o (DUP), que tem dez deputados e faz parte da base do governo, já indicou que não aceita. Sem o apoio dos unionistas norte-irlandeses, o premiê precisaria dos votos dos eurocético­s do seu partido, o Conservado­r, e de rebeldes do Partido Trabalhist­a.

O otimismo do governo britânico vem da constataçã­o de que os eurocético­s estariam desconfort­áveis com o impasse e temendo um segundo referendo sobre o Brexit. Por isso, poderiam apoiar o acordo de Johnson com a UE. Segundo estimativa­s da imprensa britânica, o projeto do governo teria 322 votos favoráveis e 317 contra. No entanto, como a situação é fluida, seria preciso esperar a divulgação dos detalhes para saber quem apoiará realmente o acordo em plenário.

 ?? ISABEL INFANTES/AFP ?? Negociação. Johnson: acordo sobre fronteira irlandesa
ISABEL INFANTES/AFP Negociação. Johnson: acordo sobre fronteira irlandesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil