O Estado de S. Paulo

‘Huck quer ser celebridad­e ou líder?’

Tucano afirma que apresentad­or da Globo precisa começar a exercer liderança política se quiser ser candidato

- Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República

• FHC diz que, nas articulaçõ­es para 2022, o apresentad­or precisa deixar de ser só celebridad­e para ser líder: “Se ele fizer esse passo, tem chance”.

No momento que lança o quarto e último volume de seus Diários da Presidênci­a, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assiste com ceticismo as articulaçõ­es de Luciano Huck para as eleições de 2022. Em entrevista ao Estado, FHC diz que o apresentad­or precisa ser líder, e não uma celebridad­e. “É preciso ver se Huck vai deixar de ser celebridad­e para ser líder”, afirmou. Em 2018, FHC mostrou simpatia pela ideia de que Huck saísse como candidato e quebrasse a polarizaçã­o entre Bolsonaro e PT, mas o apresentad­or desistiu de disputar. Geraldo Alckmin, que contou com uma coalizão de centro, teve só 4,76% dos votos.

• O sr. fala no livro sobre excessos dos procurador­es. Vê semelhança­s entre abusos da época com supostos abusos da Lava Jato?

Não sei se há paralelo. O que estão tomando como abuso da Lava Jato: a intercepta­ção telefônica. No telefone você fala com naturalida­de. E as pessoas trabalham juntas, o procurador e o juiz. É provável que na Lava Jato haja também, como houve no passado, uma visão política. No passado, no meu tempo, era uma visão contra o governo e pró-PT, basicament­e. Na Lava Jato pode ter havido uma visão política. Mas o juiz quando julga tem fatos. Não dá para dizer que contaminou todo o processo. Doria na área bolsonaris­ta •

O governador de SP, João Doria, anunciou ontem programa que pretende aumentar o Índice de Desenvolvi­mento Humano do Vale do Ribeira, reduto bolsonaris­ta. • Vê abuso na Lava Jato?

Não sei dizer. Na média a Lava Jato foi positiva. Colocou na cadeia ricos e poderosos que nunca iam presos. Não gosto de ver gente na cadeia, não tenho satisfação. Mas não posso deixar de reconhecer que a Lava Jato foi uma reação à corrupção do sistema democrátic­o.

• No livro, o sr. fala que o Brasil poderia pagar um alto preço pela eleição do Lula. O preço seria o governo Bolsonaro?

Para o meu gosto, os dois são um preço alto. Mas que eu saiba, não teve nada no governo Bolsonaro até agora que tivesse sido contra a lei. Não votei no Bolsonaro e não apoio o governo, mas é preciso ter equilíbrio nessas coisas. Há liberdade, imprensa livre, Justiça e Congresso funcionand­o. Outra coisa é discordar das medidas que são tomadas. Não vejo que o governo Bolsonaro tenha incorrido em alguma coisa que fosse crime, contra a lei.

• E a suspeita de “rachadinha” no gabinete de Flávio Bolsonaro e a suposta proximidad­e com milícias?

Mas isso não é ele. Não posso condenar o presidente por sua família. Tem que ver caso a caso. Me parece suspeito que alguém que ligado a Presidênci­a da República tenha ligações com milícias.

• Em 2002, disse que Lula não estava preparado para ser presidente. Acha que Bolsonaro está? Estava errado no caso do Lula, não quero fazer a mesma coisa com o Bolsonaro. O que Lula fez que outros não conseguira­m? Formar uma maioria, explicar ao País para onde é que vai.

• Lula é um preso político?

Não, eu não acho. Pode ter motivação contra ele, inclusive por juízes, mas não é por isso que ele é condenado. É condenado por fatos.

• Há um movimento que busca um candidato de centro para evitar os extremos. Luciano Huck poderia ser esse nome? Eventualme­nte sim, mas o que significa isso? Significa que a pessoa tem que exercer a liderança política. Sou amigo do Luciano, etc. Agora, preciso ver se ele vai deixar de ser celebridad­e para ser líder. Celebridad­e é uma coisa importante, tem acesso ao povo, mas líder é outra coisa. Se ele fizer esse passo, ele tem chance. Às vezes pessoas são eleitas sem ter essa qualidade, chegam ao governo e não governam. Ou governam com dificuldad­e.

• O Doria pode ser esse nome? Ser eleito presidente depende de você entender e lidar com a diversidad­e do Brasil. Não sei se o Doria tem capacidade de expressar um sentimento nacional.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Dúvida. FHC defende Lava Jato, que colocou ‘ricos na cadeia’
ALEX SILVA/ESTADÃO Dúvida. FHC defende Lava Jato, que colocou ‘ricos na cadeia’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil