O Estado de S. Paulo

Ativista dos direitos civis e deputado morre aos 68

Congressis­ta estava no centro das investigaç­ões de impeachmen­t contra Trump, com quem teve várias disputas

-

O deputado democrata Elijah Cummings morreu ontem aos 68 anos, no Hospital Johns Hopkins, em razão de “complicaçõ­es relacionad­as a problemas de saúde de longa data”. Como presidente do Comitê de Supervisão e Reforma da Câmara dos Deputados, ele estava no centro da investigaç­ão do julgamento político do presidente Donald Trump.

O deputado bateu de frente com Trump por sua política de detenção de imigrantes, supervisio­nando as investigaç­ões sobre o tratamento dado aos ilegais na fronteira com o México, assim como os esforços da Casa Branca para incluir uma pergunta sobre cidadania no censo de 2020. Ontem, o presidente deixou de lado a disputa com os democratas e manifestou suas condolênci­as. “Eu vi, em primeira mão, a força, a paixão e a sabedoria deste respeitado líder político. Será muito difícil substituir seu trabalho e voz em tantas frentes, se não impossível”, tuitou Trump.

Em julho, o presidente descreveu Baltimore, cidade de Cummings, como um “desastre infestado de ratos”, onde “nenhum ser humano gostaria de viver”. O democrata respondeu que os funcionári­os do governo deveriam parar de fazer “comentário­s incendiári­os” que apenas dividem o país.

Popularida­de. Nascido em uma família de sete irmãos, Cummings formou-se em ciência política e direito e tornou-se um dos mais poderosos democratas no Congresso. Deputado pelo 7.º distrito do Estado de Maryland desde 1996, ele era tão popular que chegou a se eleger com 87% dos votos em 2000.

 ?? JUSTIN T. GELLERSON/THE NEW YORK TIMES-2/5/2019 ?? Cummings. Um dos líderes do Partido Democrata
JUSTIN T. GELLERSON/THE NEW YORK TIMES-2/5/2019 Cummings. Um dos líderes do Partido Democrata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil