O Estado de S. Paulo

LUIZ CARLOS MERTEN

Crítico de cinema do Caderno 2

-

Hálito Azul.

“Rodrigo Areias, por meio de sua produtora Bando à Parte – em homenagem a JeanLuc Godard –, investiga uma comunidade de pescadores em Ribei- ra Quente, em Açores. Um mundo e um estilo de vida ameaçados pela proximidad­e de um vulcão. Beleza e poesia do mar.”

Deus É Mulher, Seu Nome é Petúnia.

“Em tempos de empoderame­nto, uma joia da Macedônia. A diretora Teona Strugar Mitevska conta a história de garota que vence inadvertid­amente um ritual católico até então exclusivo para homens e compra briga com a Igreja, o Estado.”

Head Burst.

“Um ator como Max Riemelt jamais será indicado ao Oscar, ainda mais num filme como este. A mente atormentad­a de um pedófilo. Ele é excepciona­l. E o diretor Savas Ceviz não facilita, com seu desfecho que evoca a moralidade ambígua de Kubrick, de ‘Laranja Mecânica’.”

A Grande Muralha Verde.

“O DNA brasileiro na Mostra. Depois da abertura da Olimpíada, outro manifesto ecológico de Fer- nando Meirelles (mas ele só produz). Jared P. Scott dirige a atriz e cantora Inna Modja, de Mali, numa viagem por áreas recuperada­s da África. Militância e música.”

A Vida Invisível.

“O candidato brasileiro no Oscar. Gala no Teatro Municipal para Karim Aïnouz. E os 90 anos de Fernanda Montenegro. O filme cresce enormemen- te quando ela aparece no final. E prepare-se: depois da Dora de ‘Central do Brasil’, Fernanda envolve-se com outras cartas.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil