O Estado de S. Paulo

LUIZ ZANIN ORICCHIO

Crítico de cinema e colaborado­r do Estado

-

Wasp Network.

“Olivier Assayas traz a história de agentes cubanos infiltrado­s em grupos terrorista­s anticastri­stas de Miami. Inspirado no livro ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’, de Fernando Morais, tem no elenco Wagner Moura e Édgard Ramírez, que trabalhou com Assayas no estupendo ‘Carlos’.”

A Vida Invisível.

“Hora de conhecer o brasileiro que tenta chegar ao Oscar 2020. Karim Aïnouz chama de ‘melodrama tropical’ a comovente história de duas irmãs vivendo num mundo dominado pelo machismo. Baseado no romance ‘A Vida Invisível de Eurídi- ce Gusmão’, de Martha Batalha.”

Parasita.

“Em trabalho muito original, o coreano Bong Joon-Ho mostra como uma família de subemprega­dos se infiltra na casa de uma família rica. A diferença extre- ma de classes sociais está na base deste drama, que olha o fenômeno por um ângulo novo. É considerad­o o bicho-papão do Oscar 2020.”

Papicha.

“No contexto da Argélia dos anos 1990, Mounia Meddour mostra a luta de uma jovem estudante de moda para se expres- sar num ambiente dominado pela intolerânc­ia religiosa. A tensão e a câmera rente aos personagen­s dão tom documental a esta ficção baseada em acontecime­ntos reais.”

Pacarrete.

“Allan Deberton con- ta a tocante história da bailarina idosa que oferece à sua cidade um último espetáculo de sua arte, mas não encontra receptivid­ade. Com Marcélia Cartaxo em estado de graça no papel-título, o filme tem arrebatado prêmios por onde passa. Em Gramado, foram oito.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil