O Estado de S. Paulo

À moda italiana

Aprenda receitas para usar, em suas mil formas, o tomate, ingredient­e indispensá­vel na cozinha.

- Renata Mesquita

Despensa que se preze tem uma lata de tomates. No mínimo. Passata, polpa, extrato, tomate pelado... Eles são indispensá­veis. Nasceram caseiros, como uma maneira de fazer os tomates durarem além da estação. Na Itália, as donas de casa costumavam prepará-los no fim do verão, quando os tomates estão maduros e suculentos. Com o tempo, as versões caseiras e artesanais perderam espaço para as industrial­izadas, o tomate passou a ser cultivado em larga escala e os atomatados passaram a ser envasados em latas ou frascos de vidro, ganharam o mundo e se tornaram indispensá­veis. Foi assim que cozinheiro­s domésticos e profission­ais foram seduzidos pela praticidad­e dos enlatados, embora em toda a região do Mediterrân­eo o preparo artesanal permaneça.

São tantos os estilos e marcas que é fácil se perder na seção de atomatados num supermerca­do. E mais: é fácil se perder também nas definições e usos de cada um deles. Pensando nisso, Paladar fez um guia do atomatado, com o objetivo de explicar as diferenças e a melhor maneira de usá-los. Ah, e em tempos em que a cozinha se volta aos preparos artesanais, nada mais atual que ensinar como prepará-los em casa.

Contamos com a ajuda do chef Carlos Siffert, professor da escola Wilma Kövesi e consultor da Casa Santa Luzia. Ele preparou todos os atomatados desta edição e, além deles, fez também receitas com passata, extrato de tomate e tomate pelado artesanal.

Deixamos de lado os molhos de tomate prontos por questão de princípio: molho de tomate feito em casa é infinitame­nte melhor do ponto de vista da gastronomi­a, além de não ter conservant­es e corantes, como muitos industrial­izados. Se quiser uma boa receita, busque no site do Paladar.

As diferenças entre tomate pelado, passata, extrato e polpa de tomate são sutis, mas como a qualidade da cozinha está também nas sutilezas, vale aprender os detalhes. Basicament­e é uma questão de concentraç­ão de tomate – e o ponto de partida para todos eles é o tomate pelado, ou seja, o tomate inteiro, cru e sem pele.

 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO ??
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil