O Estado de S. Paulo

Tiê celebra dez anos de carreira com DVD

A cantora e compositor­a também está em turnê com o repertório comemorati­vo e faz show no sábado, em SP

- Adriana Del Ré

São dez anos de carreira como cantora e compositor­a, contados a partir de seu delicado álbum de estreia, Sweet Jardim, de 2009. Mas Tiê lembra que já havia começado a cantar algum tempo antes desse marco zero – ela, por exemplo, acompanhou Toquinho em seus shows durante dois anos. “Eu tinha muitas questões, então minha vida foi meio enroscada no começo, tanto que considero esses dez anos com o lançamento Sweet Jardim. Foi como oficialmen­te comecei a carreira. Claro que não iniciei ali, já tinha feito coisas, mas foi ali que tive coragem e lancei meu primeiro disco”, diz, em entrevista ao Estado.

Para celebrar a data, Tiê lançou recentemen­te Dix (dez, em francês), seu primeiro projeto ao vivo, que rendeu álbum e DVD, disponívei­s nas plataforma­s digitais e também em versões físicas. O repertório abrange 17 canções, incluindo releituras de músicas dos quatro discos de sua carreira, o já citado Sweet Jardim, A Coruja e o Coração (2011), Esmeraldas (2014) e Gaya (2017), além de três inéditas.

Foram eleitas para o setlist de Dix canções como Assinado Eu, um de seus primeiros sucessos, A

Noite e Piscar o Olho – ambas ganharam projeção após fazer parte de trilhas sonoras de novelas da Globo e atingir um público mais amplo. “É muito legal você ir para a novela, porque realmente você entra na casa das pessoas que têm o hábito de assisti-la”, comenta. “Sou superfã (de novela), faz parte da minha vida, da minha história. Minha avó, Vida Alves, deu o primeiro beijo na novela.”

Autobiográ­fico. Com o novo projeto, Tiê está em turnê e se apresenta neste sábado, 30, na Casa Natura Musical, em São Paulo. “Vejo esse quinto trabalho

como se fosse um laço amarrando essa primeira fase (da trajetória). Ele não é conclusivo, porque não é o último e também não é um disco de inéditas. É como se fizesse um balanço, para que eu logo mais faça um disco de inéditas. Ando bem animada, compondo, logo mais vou fazer outro disco.”

Com produção de Paul Ralphes e cenário de Nina Becker,

Dix traz participaç­ão especial de Cynthia Luz e Rael. Com Cynthia, Tiê faz releitura de Vou

Atrás. Com Rael, ela canta Não Sei, uma parceria dos dois (com André Whoong). O show foi gravado no YouTube Space, no Rio, em junho, com boa parte da plateia formada por fãs. E, no palco, Tiê faz um panorama de sua obra, essencialm­ente autobiográ­fica. “Todos os discos são assim, claro que há histórias antigas, mas geralmente é minha visão sobre meus sentimento­s, frustração, culpa, sobre várias questões. Vejo uma sequência que faz sentido ao longo desse quinto trabalho.”

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO ?? Tiê. Com projeto ‘Dix’, ela revisita o repertório da carreira e canta três canções inéditas
JF DIORIO/ESTADÃO Tiê. Com projeto ‘Dix’, ela revisita o repertório da carreira e canta três canções inéditas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil