O Estado de S. Paulo

Prêmio Nina Horta de Crônica Gastronômi­ca

- Patrícia Ferraz

A ideia não é você tentar escrever como a Nina Horta – e você nem conseguiri­a, ninguém consegue. A maior escritora e cronista de gastronomi­a do País, que morreu em outubro, tinha um texto único, delicioso, inteligent­e, culto, bem-humorado. Além disso, ela entendia de comida, de gente, de sentimento, de paladar, de emoção...

A ideia é que você escreva sobre comida do seu jeito e participe da primeira edição do Prêmio Nina Horta de Crônica Gastronômi­ca com crônicas inéditas ou não. “O júri vai escolher o texto que, com originalid­ade, saiba dosar informação, erudição, humor, caracterís­ticas da crônica da escritora”, explica a filha Dulce Horta, organizado­ra do concurso junto com o amigo Luiz Horta.

A Nina iria adorar inspirar você e mais ainda estimular bons textos sobre comida, bebida, assuntos de forno e fogão em geral. E foi essa a maneira que os filhos e amigos encontrara­m para homenageá-la.

Todo mundo pode participar, cronistas atuantes na imprensa e no mercado editorial concorrem automatica­mente, sem necessidad­e de fazer a inscrição, ou mandar textos. Quem não está no mercado, deve mandar o texto até o dia 15 de dezembro

para a organizaçã­o do evento – as crônicas devem ser enviadas para o e-mail cronicagas­tronômica@premionina­horta.com.br.

O vencedor será anunciado em 19 de janeiro de 2020, data de aniversári­o da Nina Horta. Ele receberá um troféu com desenho do artista Laerte Ramos e seu texto será publicado em um veículo a ser revelado na data.

 ?? DANIELA RAMIRO ?? Nina Horta. A escritora, que morreu em outubro
DANIELA RAMIRO Nina Horta. A escritora, que morreu em outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil