O Estado de S. Paulo

Dasa auxilia médicos a prescrever e interpreta­r exames

-

A GeneOne, laboratóri­o de genética da Dasa, tem o maior portfólio em exames genéticos do Brasil, incluindo genes únicos, painéis, exoma e genoma completo. São testes que podem representa­r muito para a vida dos pacientes, mas isso não significa que eles devem ser feitos por todo mundo. “Os exames de genética são caros e têm indicações bem predefinid­as. Indicar corretamen­te esses exames é condição para que realmente a gente faça um uso correto”, esclarece Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

Para garantir esse uso racional e mais eficiente das análises genéticas, a Dasa desenvolve um amplo trabalho de assessoram­ento para os médicos. “A gente tem um processo de educação médica muito forte. São tecnologia­s novas e, às vezes, a população médica como um todo ainda não teve acesso a esse tipo de exame”, afirma Gasparetto.

Uma das frentes da Dasa para possibilit­ar o acesso a informação de qualidade sobre os exames genéticos é a geração de conteúdo. A companhia conta com um amplo time dentro da área médica focado na produção de materiais que ajudem a esclarecer as principais questões sobre o tema. “A equipe de visitação leva esses materiais até os médicos e explica para que servem e para que não servem os exames”, diz Gasparetto.

A Dasa também realiza diversos eventos para a comunidade médica. Sempre que a companhia disponibil­iza um novo exame, principalm­ente aqueles com tecnologia­s mais recentes e desafiador­as, promove um encontro para apresentar e esclarecer os principais pontos sobre a nova técnica. A Dasa também realiza muitos eventos online nas redes sociais. O conteúdo fica disponível permanente­mente e pode ser acessado depois, em qualquer dia ou horário.

Os profission­ais da saúde podem contar ainda com o serviço do Núcleo de Assessoria Médica (NAM), um plantão para tirar dúvidas sobre os exames, com atendiment­o de médico para médico. Os profission­ais da Dasa também entram ativamente em contato com seus pares externos que possam ter interesse em algum exame e comunicam como a tecnologia funciona.

“Como nós não prescrevem­os exames, nós fazemos os testes, nosso papel é trabalhar ao lado do médico e tirar dúvidas sobre para que serve esse exame, como eu peço esse exame, como eu interpreto esse exame e como eu comunico para o paciente essa interpreta­ção”, resume Gasparetto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil