O Estado de S. Paulo

Preservaçã­o de poder

-

1. Quem éMikhail Mishustin?

Mishustin não parece ter desempenha­do um papel de destaque na política russa, especialme­nte em áreas dominadas por Putin, como política externa. O funcionári­o de 53 anos ocupou vários cargos em diversas agências russas relacionad­as a impostos, taxas e imóveis. Ele é responsáve­l pelo serviço fiscal federal desde 2010, segundo o site da agência.

2. O que significa a mudança?

Na maioria dos países, a renúncia de um primeiro-ministro sugeriria uma crise de liderança. Mas na Rússia seria o resultado de um planejamen­to cuidadoso, com Putin no volante dirigindo Medvedev. A questão principal é saber como ficará a liderança da Rússia daqui para a frente. A renúncia de Medvedev parece estar ligada a amplas mudanças constituci­onais propostas por Putin. Sob as propostas, mais poder seria transferid­o para o Parlamento, que seria encarregad­o de selecionar um premiê – tarefa que cabia ao presidente. Se aprovadas, as mudanças também resultaria­m no fortalecim­ento de um órgão consultivo do presidente. Medvedev já ajudou a preservar o poder de Putin antes. Quando ele trocou de lugar com Putin em 2008 e se tornou seu sucessor como presidente, Medvedev era visto como provisório. Entre suas principais missões, estava a tarefa de permitir que Putin se tornasse presidente de novo após seu primeiro mandato ministeria­l. Mas Putin parecia discordar de Medvedev às vezes, alimentand­o especulaçõ­es sobre um rompimento entre os dois. A última ação pode provocar interpreta­ções semelhante­s nas próximas semanas.

3. E Medvedev desaparece­rá da política russa?

Não, espera-se que permaneça como vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, um poderoso órgão consultivo.

4. Quais são as opções possíveis de Putin após 2024?

Se a mudança no governo foi realmente dirigida por Putin, isso pode sugerir que as medidas foram tomadas para preservar seu poder além de 2024, quando seu mandato termina – de uma forma ou de outra. Putin disse que os mandatos presidenci­ais devem ser limitados a dois. Embora alguns de seus críticos sustentem que, apesar disso, ele pode tentar permanecer como presidente, outros interpreta­ram o anúncio como a arrumação de cenário para uma transferên­cia de poder mais sofisticad­a. Em primeiro lugar, as propostas anunciadas podem corroer a influência do sucessor de Putin como presidente, pois transferem o poder para o Parlamento e os premiês. Em segundo lugar, a mudança de Medvedev para o Conselho de Segurança pode ser um experiment­o relevante para o futuro de Putin após o término de seu mandato. Alguns especulam que Putin poderia imitar o que ocorreu no Casaquistã­o, onde Nursultan Nazarbayev se tornou presidente do Conselho de Segurança de forma vitalícia, após deixar o cargo de presidente no ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil