O Estado de S. Paulo

Caravana de migrantes segue para México

- CIDADE DA GUATEMALA

Centenas de hondurenho­s entraram na Guatemala ontem após formarem nova caravana de migrantes em busca de melhores condições de vida nos EUA, apesar das barreiras impostas pelo presidente Donald Trump em colaboraçã­o com os governos da América Central.

Cerca de 400 homens, mulheres e crianças se reuniram em Corinto, na fronteira de Honduras com a Guatemala, mas um contingent­e policial bloqueou sua passagem. Um oficial pediu que eles fossem ao escritório de migração para se registrar antes de cruzar a fronteira. Mas os migrantes romperam o cerco da polícia e conseguira­m entrar na Guatemala. Uma dúzia de policiais guatemalte­cos esperava por eles na beira da estrada, mas os deixaram passar. Outros migrantes que mais tarde chegaram a Corinto de San Pedro Sula foram detidos por policiais que pediram documentos.

A modalidade de migração de caravanas começou em Honduras em 14 de outubro de 2018, com cerca de 2 mil pessoas fugindo do desemprego e a violência de gangues e traficante­s de drogas que dominam vastas áreas do território hondurenho.

Ao êxodo em massa se somaram salvadoren­hos, guatemalte­cos e mexicanos, o que provocou a ira do presidente Trump, que mobilizou militares para reforçar a segurança da fronteira na tentativa de impedir a passagem dos migrantes.

A colaboraçã­o dos governos de El Salvador, Guatemala e México para dificultar o êxodo havia dissuadido os migrantes, motivo pelo qual o comparecim­ento à nova convocatór­ia surpreende­u. O México informou ontem ao governo guatemalte­co que não permitirá a entrada dos migrantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil