O Estado de S. Paulo

‘Lobo’ chega a Nova York em abril

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Enquanto se equilibra entre as novas apresentaç­ões da peça Lobo, no próximo fim de semana, no teatro João Caetano, a atriz Carolina Bianchi prepara seu bote maior. Trata-se da estreia da montagem da peça em Nova York, em abril. As apresentaç­ões serão em 3 e 4 de abril no Skirball Center Theatre, na NYU (New York University). Tem mais. Entre as apresentaç­ões em São Paulo e a viagem, Bianchi arrumou tempo para ministrar uma oficina de seu tema preferido: Práticas Emocionada­s e Atos Passionais, no Andar, de 21 a 23 de janeiro.

EMOÇÃO EM CENA

A oficina de Carolina Bianchi responde a algumas questões colocadas em seus últimos trabalhos – possivelme­nte as mesmas que justamente criam polêmicas em suas obras. “Quais dramaturgi­as possíveis para um corpo extremamen­te emocionado? Quais narrativas possíveis e impossívei­s para criar outras possibilid­ades de presença na cena que se dissociem da representa­ção? Como posso realizar o desvio da ordem com meu corpo, através de diferentes sentidos da emoção?”. No mínimo, instigante.

SE O CARNAVAL PASSAR Na semana seguinte à passagem de Momo, a fotógrafa e diretora Lenise Pinheiro estreia nova peça – baseada em um dos últimos textos da dramaturga Consuelo de Castro, Uma Lei Chamada Mulher. A montagem estreia dia 28 de fevereiro no Sesc Ipiranga e tem no elenco Isabella Lemos, Iuri Saraiva, Natália Moço e Lucia Bronstein.

SÃO PAULO É DA DANÇA Dentre as novas peças da São Paulo Companhia de Dança, que estreiam em setembro estão Rococo Variation, do coreógrafo holandês Stephen Shropshire, sobre a relação da dança contemporâ­nea com o virtuosism­o da dança clássica, tendo como pano de fundo a música de Tchaikovsk­i. Música também é a alma de Só Tinha de Ser com Você, que tem como ponto de partida o álbum Elis & Tom, na coreografi­a de Henrique Rodovalho. Seguem-se a ela as criações de

Ana Catarina Vieira para fechar a temporada. Além dessas estreias, a companhia trará ainda sete peças de seu repertório entre junho e setembro no Teatro Sérgio Cardoso. As assinatura­s já estão disponívei­s no site da SPCD.

VIVA O 16 DE JANEIRO

É um dia especial, não é para poucos. Hoje o dia é de Ricardo Darín, ator que se tornou uma das marcas do cinema argentino de qualidade. Também é de Susan Sontag (19332004), ensaísta instigante que escreveu A Dama do Mar a partir da personagem Elida, de Ibsen. E também é dia do dramaturgo italiano Vittorio Alfieri (1749-1803), que saiu jovem do Piemonte para criar a tragédia italiana. Não é para qualquer um.

 ?? MAYRA AZZI ?? Bianchi. Oficina e viagem
MAYRA AZZI Bianchi. Oficina e viagem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil