O Estado de S. Paulo

Nota mil quer Medicina e tenta Enem pela 3ª vez

- / ISABELA PALHARES

“Tudo o que eu via, ouvia ou lia servia como referência para escrever e treinar para a redação”, conta Gabriel Lopes, de 20 anos. Ele foi um dos 53 estudantes do País com nota máxima na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem).

“Eu escrevia redações toda semana, mas não fazia muitas. No máximo duas por semana. Acredito que o diferencia­l tenha sido ler muito para ter argumentos para escrever sobre qualquer assunto e também pensar e debater sobre temas que poderiam ser abordados”, diz Lopes. O tema da Redação do Enem foi “Democratiz­ação do acesso ao cinema no Brasil”.

O jovem, que estuda no Colégio PH, no Rio, fez a prova do Enem pela 3.ª vez. Ele quer estudar Medicina na Universida­de Federal do Rio (UFRJ), que estabelece­u a nota da Redação com peso quatro na nota final dos candidatos. “Nunca tive dificuldad­e em escrever, mas, como a nota na Redação pesa muito para entrar na UFRJ, me dediquei porque sabia que uma nota alta seria o meu diferencia­l.”

Ele diz ter ficado surpreso ao ver o tema do texto, mas logo se acalmou porque havia treinado outras redações em que escreveu sobre cultura. “Eu tinha boas referência­s para apresentar no texto.” Ele citou um filme que havia visto sobre jovens da periferia de São Paulo que usavam a produção cinematogr­áfica para mostrar sua visão de mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil