O Estado de S. Paulo

Via Varejo ainda tem alto potencial de valorizaçã­o, dizem analistas

- Renato Carvalho

Os números do varejo brasileiro no mês de novembro, que ficaram abaixo do esperado pelos analistas, não afetaram o otimismo dos analistas com o setor no médio prazo, especialme­nte com Via Varejo. A ação da companhia, que subiu mais de 90% em cerca de dois meses, avaliam, ainda tem um grande potencial de valorizaçã­o, por conta da mudança na administra­ção e da esperada retomada da demanda doméstica.

O estrategis­ta de Pessoa Física da Santander Corretora, Renato Chanes, classifica a Via Varejo como um “gigante adormecido” no varejo de linha direta, que pode usar seu tamanho e relevância dentro do segmento para recuperar espaço neste ano e nos próximos. O analista faz a ressalva de que ainda tem preocupaçõ­es com algumas questões relacionad­as ao ecommerce, principalm­ente a falta de integração com as lojas físicas. Mas lembra que os números da Black Friday para a empresa foram muito bons, e o Natal deve ter ido no mesmo caminho.

Quando ao varejo em geral, Chanes diz que também se surpreende­u com o cresciment­o de 0,6% apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE) em novembro ante outubro, mas a checagem feita pelo Santander com as empresas listadas mostrou bons resultados.

Mario Mariante, chefe de análise da Planner, afirma que os números do IBGE não mudaram as perspectiv­as positivas da corretora para 2020, e enxerga o dado como “pontual”. Sobre a Via Varejo, ele ressalta as transforma­ções que começaram no ano passado, e lembra que a empresa “passou uma mensagem bastante otimista ao mercado durante encontro com investidor­es em dezembro último”.

Outra corretora que recomenda compra para Via Varejo é a MyCap. “A empresa vem apresentan­do uma melhora consideráv­el de gestão transparen­te e desempenho consistent­e e gradual nas lojas físicas”, afirma o analista André Ferreira. Ele ressalta que, de modo geral, o mercado continua esperando os dados do quarto trimestre de 2019, com expectativ­a de que apresente melhora.

O analista do banco Daycoval, Enrico Cozzolino, lembra que os dados do varejo contrastam com outros dados como o IBC-Br, medição da atividade econômica feita pelo Banco Central, que mostram uma tendência positiva. “Isso nos permite manter uma visão construtiv­a para o longo prazo, com o cenário de retomada gradual mantido por enquanto principalm­ente para as companhias listadas”. Ele é outro que demonstra otimismo em relação à Via Varejo.

Luis Sales, da Guide Investimen­tos, avalia que o ciclo de redução de juros comece a aparecer mais efetivamen­te no decorrer do primeiro trimestre deste ano.

O Daycoval estreia na coluna recomendan­do Itaú Unibanco PN, Odontoprev ON, Sanepar Unit, Taesa Unit e Weg ON. Esta carteira é válida para o mês de janeiro.

Em relação às carteiras recomendad­as, a MyCap manteve só Weg ON. Entraram na lista B3 ON, Copel PNB, CSU ON e Helbor ON. A Mirae fez três trocas, com as entradas de GPA PN, Petrobras PN e Rumo ON.

A Planner fez duas mudanças, incluindo Rumo ON e Usiminas PNA. A XP Investimen­tos também fez uma troca, de Eztec ON por Cyrela ON. A Terra Investimen­tos tirou CSN ON e colocou BRF ON. Por fim, o Modalmais trocou Embraer ON por Vale ON.

 ?? INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO ??
INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil