O Estado de S. Paulo

Pelo ouro no futebol

Brasil estreia amanhã no Pré-Olímpico, que dá vaga em Tóquio.

- Ciro Campos Marcio Dolzan / RIO

Atual campeã olímpica, a seleção brasileira inicia amanhã, amais deseis meses da aberturado­s Jogos de Tóquio, o tortuoso caminho em busca de sua segunda medalha de ouro. A equipe treinada pelo técnico André Jardine enfrenta o Perua partir das22h 30 (horário de Brasília) na estreia do Pré-Olímpico, na Colômbia, que dará apenas duas vagas para o torneio masculino de futebol no Japão.

A competição para atletas com menos de 23 anos irá se estender até o próximo dia 9 de fevereiro eé dividida em dois grupos. O Brasil está no B, ao lado de Paraguai, Bolívia e Uruguai, além do Peru. A seleção precisa terminara fase entre os dois primeiros, para então ir para um quadrangul­ar final contra os dois melhores do Grupo A, composto por Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.

A seleção que está na Colômbia desde quarta-feira não conta com alguns de seus principais nomes. Os atacantes Rodrygo e Vinicius Jr., por exemplo, não foram liberados pelo Real Madrid, mesmo caso do lateraldir­eito Emerson, do Bétis. O zagueiro Walce, por sua vez, foi cortado na reta final da preparação na Granja Comary após romper os ligamentos do joelho esquerdo – Ricardo Graça, do Vasco, foi chamado para o lugar do são-paulino.

Apesar disso, Jardine procura não demonstrar preocupaçã­o. “Tenho certeza de que a equipe está preparada. Em relação às outras seleções, a nossa é provavelme­nte a que mais fez amistosos ao longo do ano (passado). Contando o Torneio de To ulon,seg ura menteéa que fez mais jogos”, aponta o técnico, que ressalta ainda que praticamen­te todas as seleções que disputam o Pré-Olímpico também tiveram problemas para montar seus times.

Jardine comandou um período de dez dias de preparação no CT da seleção, em Teresópoli­s. As atividades contaram com dois jogos-treino, contra Boavista (vitória por 4 a 0) e Portuguesa-RJ (7 a 0).

“Agente entendeu que neste período de preparação (na Granja Comary) a equipe tinha que ter jogos de um nível um

pouquinho inferior, para poder treinar todo mundo e colocar todos no mesmo nível”, pontua o treinador.

Artilheiro do time na era Jardine, o atacante Matheus Cunha enfatiza a importânci­a do período de treinos em Teresópoli­s e garante que o grupo está

preparado para buscar a vaga na Olimpíada.

“A gente está se preparando há um bom tempo, desde Toulon, mas neste período tivemos mais tempo de treino. As datas Fifa são períodos curtos e este tempo agora faz com que tenhamos a mesma mentalidad­e e o

mesmo foco”, comenta o atacante do RB Leipzig. “A Olimpíada está entre as três competiçõe­s que um jogador de seleção quer participar, junto com Copa do Mundo e Copa América. Olimpíada a gente tem uma chance só, até por causa da idade. Estamos muito focados.”

Aspecto psicológic­o. Entre os outros jogadores, o discurso também é de confiança. Mas o meio-campo Maycon alerta que o grupo não pode cair na tradiciona­l provocação dos adversário­s do continente.

“Com a experiênci­a que eu tenho jogando Sul-Americano

Sub-20, acho que não perder a cabeça é o principal para o nosso time. Temos muita qualidade, deu pra ver nos amistosos. Mas não perder a cabeça contra adversário­s que vão provocar é uma coisa que será fundamenta­l”, diz o meio-campo que atua no Shakhtar Donetsk.

 ?? LUCAS FIGUEIREDO/CBF ?? Tudo pronto. André Jardine comanda a seleção desde o ano passado e montou boa base para disputar o Pré-Olímpico
LUCAS FIGUEIREDO/CBF Tudo pronto. André Jardine comanda a seleção desde o ano passado e montou boa base para disputar o Pré-Olímpico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil