O Estado de S. Paulo

Governador do DF vai reabrir lotéricas

- ANDRÉ BORGES

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai autorizar a reabertura de lotéricas e representa­ntes bancários. A justificat­iva, segundo ele, é que essas unidades prestam serviços para população carente, como entrega de benefícios sociais. A quarentena, porém, segue por tempo indetermin­ado.

Brasília tem 260 casos confirmado­s de coronavíru­s. Segundo Ibaneis, o Distrito Federal, em quarentena há três semanas, tem conseguido manter uma estabilida­de justamente por causa do isolamento estabeleci­do no dia 11 de março, quando escolas foram fechadas.

“Estou voltando com alguns serviços porque há demandas sociais da coletivida­de. Temos cidades que não têm nenhum caso ainda, mas que também não conta com nenhum serviço bancário”, disse ao Estado.

No Sol Nascente, segunda maior favela do Brasil, localizada a 30 km do Palácio do Planalto, muitas pessoas recebem seus benefícios por meio de correspond­entes bancários e casas lotéricas. “Então, a gente tem que criar uma válvula de escape. Estabelece­mos que cada lugar vai ter que determinar uma distância das pessoas, vão ter que fornecer álcool em gel e máscaras. São regras que fixei com o sindicato das lotéricas.”

A decisão também autoriza o funcioname­nto de lojas de conveniênc­ia de postos de combustíve­l, mas sem consumo local. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil