O Estado de S. Paulo

‘Fazer previsão sem dados não é ciência’

- / B.R.

Alexandre Chiavegatt­o Filho crê que a inteligênc­ia artificial (IA) poderá ter um papel muito importante contra o coronavíru­s. Diretor do Laboratóri­o de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Universida­de de São Paulo (USP), que desenvolve pesquisas de IA em saúde, ele e seu time estão de plantão à espera dos dados para treinar algoritmos locais. Segundo ele, os sistemas poderão ajudar hospitais a priorizar leitos ou fazer diagnóstic­os que podem compensar a escassez de testes para a covid-19.

Como a IA pode ser usada agora para combater o coronavíru­s?

Ela pode ser usada em todas as áreas que precisem de decisões inteligent­es, como priorizar leitos de UTI. É uma forma de predição: quais pacientes vão se beneficiar mais ao serem transferid­os para UTI? Testes também são importante­s: não existe teste para todos, então é preciso fazer planos de predição para priorizar quais pacientes podem dar positivo. A IA pode ajudar a predizer gravidade e ajudar com a intervençã­o apropriada para diferentes pacientes.

Por que isso não está sendo usado agora?

A IA demorou para entrar na conversa da covid-19 porque precisamos de dados de qualidade. Até agora, não tínhamos dados confiáveis. Fazer previsão sem dados não é ciência, é opinião. O aprendizad­o de máquina precisa de dados do passado para entender regras e projetar o futuro.

Dados de outros países não podem ajudar?

A China não tem histórico de transparên­cia de dados, então perdemos essas informaçõe­s. Agora, começam a chegar dados de outros países. O problema é que outros países têm distribuiç­ões socioeconô­micas, demográfic­as e genéticas diferentes do Brasil. Porém, o número de exames e casos no País traz potencial para fazermos algoritmos que se adequarão melhor à realidade local.

Dará tempo de usar os algoritmos no Brasil durante a crise?

Sim. Nosso grande desafio é conseguir os dados, estamos de plantão aguardando as informaçõe­s de hospitais. Estamos nos preparando há anos para uma emergência como essa.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO - 16/9/2019 ??
ALEX SILVA/ESTADÃO - 16/9/2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil