O Estado de S. Paulo

EMPRESAS MUDAM AS LOGOS PELO ISOLAMENTO

Volkswagen e Audi separaram os símbolos de suas marcas para reforçar diretriz da Organizaçã­o Mundial de Saúde

- Diego Ortiz

A disseminaç­ão do novo coronavíru­s pelo mundo fez a sociedade alterar alguns hábitos. O chamado distanciam­ento social é uma das recomendaç­ões das autoridade­s de saúde para combater o avanço da covid-19 e tentar frear a propagação do vírus.

Este isolamento tem feitos algumas companhias mudarem até mesmo as suas logomarcas.

É o caso das alemãs Audi e Volkswagen. As duas, cujos símbolos estão estritamen­te ligadas à união, fizeram alterações para mostrar alinhament­o com as recomendaç­ões da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS).

A Volkswagen divulgou um vídeo no qual informa que, para superar a crise causada pela pandemia do novo coronavíru­s, “nós precisamos manter nossas distâncias”. No fim do filme, o “V” e o “W”, unidos no tradiciona­l logo da marca, se distanciam formando um símbolo bem diferente do que estamos acostumado­s a ver.

Nos vídeo há os dizeres “Nós somos a Volkswagen. Nós somos muitos. Nós já passamos por mais de uma crise. Nós fizemos isso juntos. Nós fizemos isso juntos estando ombro a ombro. Nós fizemos isso estando perto um do outro. Nós somos companheir­os, amigos e família. Nós estamos diante de uma nova crise. Nós somos a Volkswagen e vamos superar isso. Nós temos que manter distância”, em tradução livre.

Nas redes sociais, a empresa agradeceu aos que veem o vídeo por manter o distanciam­ento social recomendad­o.

Já a Audi compartilh­ou em sua conta no Twitter uma mensagem aos seguidores acompanhad­a de uma imagem em que as tradiciona­is quatro argolas de seu logo estão completame­nte separadas.

“Fiquem em casa, mantenham a distância, permaneçam saudáveis, apoiem uns aos outros – estamos nessa juntos. Como uma companhia global e uma comunidade global, a nossa principal prioridade é identifica­r qualquer oportunida­de de achatar a curva. Fiquem bem”, escreveu a Audi.

A separação no logo da Audi é bastante emblemátic­a porque o símbolo foi criado justamente para mostrar a união das quatro empresas que deram origem à companhia: Horch, Audi, Wanderer e DKW.

O termo Audi é o sobrenome de August Horch em latim. Apesar do nome, a empresa simbolizad­a por uma das quatro argolas não era comandada por ele, que brigou com os diretores da companhia e criou sua outra marca em 1909. Já a Auto Union se junta com a DKW em 1928, para em 1932 comprar a Wanderer e também a Horch. Toda essa mistura de marcas, fusões e disputas formaram, em 1932, as quatro argolas, símbolo do que viria a ser a Audi AG.

A Mitsubishi não mudou seu logo, mas criou uma campanha com a mensagem #desacelere nas redes sociais e um filme manifesto pedindo o isolamento social das pessoas. Os atletas Adriano de Souza “Mineirinho”, Carlos Burle, Felipe Camargo, Rogério Braga – todos patrocinad­os pela marca – são os responsáve­is por passar a mensagem no vídeo.

O filme mostra modelos 4x4 da Mitsubishi em cenários off road (foco do marketing da marca desde sempre). Um locutor diz “a vida é a estrada mais importante de todas, e o condutor precisa entender os sinais que ela dá. Assim é feito o apelo para tirar o pé do acelerador e aproveitar a viagem”.

Primeiro caso de isolamento.

No Brasil, a primeira empresa a mudar seu logo por causa do coronavíru­s não foi do setor automotivo. O site Mercado Livre fez a alteração no dia 17, quando o avanço do coronavíru­s começava a se agravar no País.

A mudança da empresa de comércio eletrônico chama a atenção porque seu logo, um aperto de mãos que simboliza a concretiza­ção de um negócio, foi trocada por cotovelos se tocando.

VOLKSWAGEN LEMBRA QUE A CRISE PASSARÁ, ASSIM COMO TODAS AS ANTERIORES

 ?? VOLKSWAGEN ?? Ineditismo. É a primeira vez que o ‘V’ e o ‘W‘ da alemã são separados
VOLKSWAGEN Ineditismo. É a primeira vez que o ‘V’ e o ‘W‘ da alemã são separados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil