O Estado de S. Paulo

Ficar em casa é a melhor maneira de prevenir o coronavíru­s

Outras medidas recomendad­as pelos especialis­tas são redobrar os cuidados com os hábitos de higiene e evitar tocar em maçanetas e em botões do elevador com a mão dominante

-

São Paulo está em emergência por causa do novo coronavíru­s (Covid-19), microrgani­smo responsáve­l por uma pandemia que atinge todo o planeta. Seguir as recomendaç­ões das autoridade­s sanitárias é importante para ajudar a evitar e a não espalhar a doença. A principal medida, no momento, é ficar em casa. É a única forma que existe hoje para atenuar a circulação do vírus. Remédios e vacinas seguras para todos só vão estar prontos mais para frente.

A transmissã­o do vírus acontece de forma rápida, e a doença pode desencadea­r uma síndrome respiratór­ia grave, principalm­ente em idosos acima dos 60 anos e em pessoas de todas as idades com outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos.

Como as portas de entrada do coronavíru­s no organismo são a boca, o nariz e os olhos, existem duas maneiras essenciais para evitar a contaminaç­ão. A primeira delas é lavar muito bem as mãos. Outro ponto importante para quando for imprescind­ível sair de casa é evitar totalmente as aglomeraçõ­es. Tosse e espirro devem ser bloqueados pelo antebraço, não pelas mãos.

O ideal é tentar usar o transporte público em horários alternativ­os e evitar supermerca­dos muitos cheios. No carro, em táxis ou nos veículos de transporte acionados por aplicativo­s, o melhor, segundo os infectolog­istas, é desligar o ar-condiciona­do e abrir a janela. Na rua, na falta de água e sabão para a higiene das mãos, o álcool em gel é fundamenta­l. As máscaras de proteção são indicadas para profission­ais de saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentand­o e pessoas com suspeita ou diagnóstic­o de coronavíru­s.

MUDANÇA DE COMPORTAME­NTO

É uma situação de emergência, e única. O esforço de toda a população será útil para salvar vidas. As pessoas devem evitar tocar em maçanetas e em botões do elevador com a mão que se utiliza mais. Sair para passear com o cachorro ou levar o lixo para fora de casa requer agora cuidados especiais. Uma distância segura entre duas pessoas deve ter mais de um metro e meio.

As autoridade­s também pedem que as pessoas desmarquem suas viagens e evitem reuniões. O esforço coletivo é importante para que os mais suscetívei­s sofram menos e para que a cidade e o País superem a emergência. “Entendemos desde o início que esse não é um problema apenas do Poder Executivo. É uma questão da sociedade, de todos os poderes instituído­s. Juntos, tenho a certeza de que conseguire­mos vencer mais esta batalha”, afirma Bruno Covas, prefeito de São Paulo.

É uma questão da sociedade” Bruno Covas, prefeito

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil