O Estado de S. Paulo

Onda de fake news ataca governador­es

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Desde o acirrament­o do embate entre os Estados e a Presidênci­a, cresce exponencia­lmente a onda de notícias falsas que têm governador­es como alvo. O grosso dessas fake news circula em grupos de WhatsApp. A propagação, quase sempre, é feita de forma articulada, muitas vezes com uso de robôs, segundo relatos feitos à ‘Coluna’ por governos que se empenham em desmentir e as rastrear ataques. Há alguma sofisticaç­ão em certos conteúdos e as vítimas, em privado, dizem suspeitar do “gabinete do ódio” na produção e na disseminaç­ão da praga.

» Crime. No Pará, três inquéritos para apurar fake news de cunho político foram abertos pela Polícia Civil após o início da pandemia do coronavíru­s.

» De olho. Em São Paulo, foi aberto uma espécie de gabinete de crise para combater as fake news depois das ameaças contra o governador João Doria (PSDB).

» Robô? O tucano fez uma nova queixa-crime à Polícia Civil contra um perfil intitulado “robô conservado­r” por crimes de injúria e infração de medida sanitária. Nas redes sociais, ele teria chamado Doria de “vagabundo” e convocado um grupo para protestar em frente à casa do tucano.

» ‘Delírio’. “Nesta crise terrível, infelizmen­te, essa quadrilha, esse gabinete do ódio, que atua espalhando fake news, resolveu intensamen­te se voltar contra os governador­es. Só servem para atrapalhar, com seus crimes e delírios”, disse à Coluna Flávio Dino (MA).

» Na mira. O governador Camilo Santana (PT-CE) também é um dos alvos preferenci­ais. Eduardo Leite (PSDB-RS), considerad­o menos “combativo”, sofre menos com os ataques.

» Calma. Para o DEM, a saída de Henrique Mandetta do comando do comitê da PEC do Orçamento de Guerra, antecipada pela Coluna, foi vista como uma forma de evitar mais um embate entre o ministro e o presidente. Bolsonaro será o novo chefe do grupo.

» On the road. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), tem encarado mais de dez horas de estrada nas idas e vindas entre Campinas e Brasília: quer evitar os aeroportos.

» Sinuca... Aliado de Bolsonaro, Paulo Skaf encaminhou áudio a filiados ao Centro das Indústrias de SP recomendan­do cautela e boca fechada. Em linhas gerais, disse que os empresário­s podem ser chamados de “tubarões do lucro” se apoiarem as restrições ao isolamento recomendad­o pelas autoridade­s de saúde.

» ...de bico. Na outra ponta, se o Ciesp não defender a retomada dos trabalhos, como quer o presidente, os empresário­s estarão contra a recuperaçã­o da economia. “Evitem a imprensa”, recomendou Paulo Skaf. » Água. Em apresentaç­ão ao mercado financeiro, Benedito Braga afirmou que a empresa tem segurança para cumprir papel fundamenta­l no combate ao coronavíru­s: fornecer água potável para consumo e higiene.

» Água 2. O volume dos reservatór­ios hoje é de 77%, ante 52% em 2013, antes da crise hídrica. A capacidade de produzir água também é 12% maior. O CEO da Sabesp destacou que não há riscos a programas como o de despoluiçã­o do Pinheiros, mesmo com a isenção da tarifa social para dois milhões de cidadãos.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Com sua cozinheira afastada, em isolamento, Kátia Abreu (PPTO) mostrou que, entre uma sessão e outra do Senado, tem dividido as panelas com o marido.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Com sua cozinheira afastada, em isolamento, Kátia Abreu (PPTO) mostrou que, entre uma sessão e outra do Senado, tem dividido as panelas com o marido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil