O Estado de S. Paulo

CADA FRAGRÂNCIA, UMA FUNÇÃO

-

Eucalipto •

Com o excesso de informaçõe­s, momentos de ansiedade podem ser frequentes e causar uma sensação de falta de ar. Nesses casos, o óleo de eucalipto globulus pode ajudar. “Pingue uma gota em sua mão, faça um conchinha e inspire. O aroma fresco ajuda a abrir as vias áreas e, consequent­emente, a respirar”, explica a aromaterap­euta Marcia Rissato.

Laranja doce •

O óleo de laranja doce tem um aroma cítrico adocicado que acalma e traz disposição. “É conhecido como o óleo da alegria”, conta Márcia. Outra vantagem é que, por ser um óleo essencial abundante no Brasil, tem preço mais acessível.

Lavanda •

Devido ao seu efeito calmante e relaxante, é um dos óleos essenciais mais usados no mundo. Cria uma atmosfera pacífica, ajudando na inseguranç­a e na carência. Ao ser usada à noite, melhora a qualidade do sono. Quando massageado na pele, tem efeito anti-inflamatór­io.

Alecrim •

Por ser estimulant­e, não é indicado para pessoas com pressão arterial alta. Recomendas­e utilizar durante o dia. “Em ligeiras ‘depressões’, ele pode melhorar o estado de espírito”, diz a florista Sabrina

Costa. Também estimula a memória e a concentraç­ão.

Canela •

É conhecida por suas propriedad­es analgésica­s e estimulant­es. Em massagens, ajuda a aliviar cólicas menstruais. É também um ingredient­e essencial nos cremes para a diminuição da celulite, uma vez que auxilia a circulação sanguínea. Libera a amorosidad­e e a sexualidad­e criativa. Seu uso é desaconsel­hável na gestação.

Cravo •

O óleo essencial tem um cheiro dominante. Seu aroma ameniza os sintomas da pressão baixa e de hipotireoi­dismo, além de fortalecer o emocional, agindo como revigorant­e e tônico. Usado em massagens, alivia dores musculares.

Capim-limão •

Limpa e acalma a mente. É indicado para pessoas ansiosas. Auxilia na produtivid­ade, pois facilita a concentraç­ão. Também pode ajudar a acalmar crianças muito agitadas.

Citronela •

Muito mais do que espantar insetos, o aroma da citronela é antidepres­sivo e pode ser usado no controle da raiva. Por ser estimulant­e, ameniza a fadiga e o cansaço.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil