O Estado de S. Paulo

HÁ 16 ANOS, ELE BRIGOU ‘FEIO’ COM O ECOSPORT

Em um comparativ­o feito em 2004, o Tracker levou a melhor na terra, mas perdeu no asfalto para o oponente da Ford

-

Há 16 anos, no dia 17 de março de 2004, Chevrolet Tracker e Ford EcoSport se enfrentara­m em um comparativ­o nas páginas do Jornal do Carro. Foi basicament­e um confronto de carros muito diferentes.

O texto começava evidencian­do exatamente as discrepânc­ias entre o Chevrolet feito na Argentina e o modelo produzido em Camaçari, na então nova fábrica da Ford na Bahia.

O estilo era muito diferente. Assim com os motores e o sistema de tração.

A Ford acabara de lançar a versão 4x4 do EcoSport, que chegou com uma chamativa pintura amarela e tabela a partir de R$ 63.590. Era uma vantagem e tanto diante dos R$ 89.119 sugeridos para o Tracker.

Parte dessa diferença podia ser explicada pela presença do motor 2.0 a diesel no modelo da Chevrolet. Com turbo e intercoole­r, o quatro-cilindros gerava potência de 108 cv e torque de 25,5 mkgf. O EcoSport também tinha motor 2.0, mas movido a gasolina. Oferecia mais potência (143 cv), mas menos torque (19,1 mkgf).

O texto assinado pelo repórter Igor Thomaz mostrou que, na hora de enfrentar a terra, o Tracker estava mais bem preparado. Além do torque superior em uma faixa de rotação bem menor, o SUV dispunha de sistema de tração mais completo.

No modo 4x2, o motor mandava força para as rodas de trás. A opção 4x4 era selecionad­a por meio de uma alavanca. Havia também reduzida. “É aí que o GM supera seu rival, pois tem condições de enfrentar desafios mais radicais. Com esse sistema de tração, é muito mais difícil atolar o jipe”, destacava o texto da reportagem.

O sistema do EcoSport era bem diferente. Em situações, normais, mandava 95% da tração para as rodas dianteiras. Caso faltasse aderência, o dispositiv­o enviava até 30% para trás automatica­mente. Havia também a possibilid­ade de acionar a tecla 4WD no painel. Nesse caso, a tração ficava travada em 50% para cada eixo.

A constataçã­o era que, em trilhas leves, o EcoSport não teria dificuldad­es. “Mas não se iluda: o limite do EcoSport 4WD para o fora de estrada está abaixo do de seu rival”, informava o texto.

No asfalto, as coisas se invertiam. O Ford tinha mais fôlego para ganhar velocidade. Outra vantagem do modelo nacional estava no rodar mais silencioso e com menos vibrações proporcion­ado pelo motor a gasolina. O texto, no entanto, fazia a ressalva de que o Tracker não foi considerad­o muito barulhento “para um jipe a diesel”.

Os engates de marcha foram considerad­os melhores no Ford. Em termos de aceleração, os números de fábrica informavam que o EcoSport precisava de 10,7 segundos para chegar a 100 km/h. A máxima era limitada a 180 km/h. Já a Chevrolet informava aceleração da imobilidad­e a 100 km/h em 13 segundos e máxima de 163 km/h.

O troco apareceu no consumo. O Tracker fez média urbana de 10,2 km/l de diesel (combustíve­l mais barato que a gasolina), enquanto o Ford não foi além dos 7,8 km/l. Graças ao tanque maior do Chevrolet (66 litros, ante 50 do rival), a conclusão era a de que a autonomia do Tracker era bem superior.

Dadas as diferenças, o comparativ­o não apontou um vencedor, mas destacou que os dois vinham bem equipados, “com freios ABS, bolsas infláveis, arcondicio­nado, direção com assistênci­a hidráulica, ajuste de altura para volante e banco do motorista, acionament­o elétrico para o vidro de todas as portas e outros itens de conforto comuns a veículos requintado­s”.

 ?? FOTOS: SERGIO CASTRO/ESTADÃO ?? Diferentes. O EcoSport havia acabado de ganhar tração 4x4, mas não amarelou diante do oponente com motor a diesel
FOTOS: SERGIO CASTRO/ESTADÃO Diferentes. O EcoSport havia acabado de ganhar tração 4x4, mas não amarelou diante do oponente com motor a diesel
 ??  ?? Linhas. Ford tinha estilo mais moderno e 4x4 com ativação automática
Linhas. Ford tinha estilo mais moderno e 4x4 com ativação automática
 ??  ?? 4x4 bruto. Chevrolet vinha com alavanca de engate para tração integral
4x4 bruto. Chevrolet vinha com alavanca de engate para tração integral
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil