O Estado de S. Paulo

O QUE ELAS FAZIAM ANTES DE MONTAR CARROS

Marcas começaram história com utensílios domésticos, tratores e até armamento

- Igor Macário

Quem vê os carros da Peugeot nas ruas pode não imaginar o longo caminho que a empresa percorreu até que começasse a produzir os automóveis que conhecemos. A história da marca começou no século 19, quando a Peugeot passou a fabricar moedores de café, sal e pimenta, entre outros produtos de uso cotidiano. A linha de moedores foi iniciada em 1842.

A empresa também fazia anáguas para vestidos, estruturas para guarda-chuvas e até instrument­os de cutelaria. O primeiro veículo da Peugeot foi uma bicicleta, daquelas com a roda dianteira enorme e outra pequeninin­ha na traseira. O modelo, batizado de “Le Grand Bi”, foi criado por Armand Peugeot em 1882.

Tanto as bicicletas, quanto os moedores prosperara­m junto com a produção de automóveis. As “magrelas” deixaram de ser produzidas, mas os moedores continuam em linha até hoje. A gama, aliás, compreende modelos luxuosos, automatiza­dos, para café, sal, pimenta e outros temperos.

Há também uma linha de facas de cozinha e para churrasco, bem como taças de vinho, sacarrolha­s e até assadeiras com a chancela da marca francesa. Todos os produtos têm aspecto bastante luxuoso.

O início da produção de automóveis não foi nada simples. O primeiro carro com motor a combustão da Peugeot – fornecido pela Panhard-Daimler – é de 1890. Uma unidade chegou a ser trazida ao Brasil por Alberto Santos-Dumont. Mas a Société des Automobile­s Peugeot, que deu origem à marca de automóveis, só seria fundada em 1896.

Já a Citroën, que posteriorm­ente se uniria à Peugeot, formando a PSA, tem origem em veículos militares. André Citroën, fundador da marca, produzia armamentos para a França

durante a Primeira Guerra Mundial. Quando o conflito terminou, ele tinha uma fábrica inteiramen­te aparelhada, mas sem nada para produzir. Foi aí que veio a ideia de construir automóveis. A empreitada de Citroën começou em 1916.

Humilde. Na vizinha Itália, a fabricante de superespor­tivos Lamborghin­i tem origens bem mais humildes do que seus carros vendidos por milhões podem sugerir. Em 1948, Ferruccio Lamborghin­i fundou a Lamborghin­i Trattori.

A fábrica produzia tratores a partir de materiais de guerra descartado­s. Curiosamen­te, o primeiro modelo se chamava “Carioca” e utilizava um engenhoso sistema de injeção que permitia que a partida fosse feita com gasolina – depois da ignição o motor passava a funcionar com diesel. Posteriorm­ente a marca de tratores se juntou à Società Accomandit­a Motori Endotermic­i (SAME) e existe até hoje, embora não tenha mais ligação nem com a família Lamborghin­i nem com a fabricante de automóveis, que surgiu em 1963 e pertence à Volkswagen.

No Japão, o surgimento da Mazda também é curioso. A empresa foi fundada em 1920 em Hiroshima com o nome de Toyo Cork Kogyo Ltd.

O foco eram produtos feitos de cortiça. Com o declínio da demanda pelo material na década seguinte, os dirigentes da companhia foram obrigados a procurar outro ramo de negócios após quase falir em 1927.

Quatro anos depois, a empresa apresentav­a o Mazda Go, um pequeno triciclo para uso comercial. O nome vem do deus persa da luz, Ahura Mazda, que também é o deus da sabedoria, inteligênc­ia e harmonia. Curiosamen­te, a Mazda produziu armas para o exército japonês como parte do esforço comum durante a Segunda Guerra.

PEUGEOT COMEÇOU A PRODUZIR MOEDORES NO SÉCULO 19

 ?? FOTOS: PEUGEOT/DIVULGAÇÃO ?? Luxuosos. Produtos da Peugeot, como moedores de pimenta e de sal, continuam à venda
FOTOS: PEUGEOT/DIVULGAÇÃO Luxuosos. Produtos da Peugeot, como moedores de pimenta e de sal, continuam à venda
 ??  ??
 ?? MAZDA/DIVULGAÇÃO ?? Pioneiro. Primeiro Mazda foi um triciclo simples para uso comercial
MAZDA/DIVULGAÇÃO Pioneiro. Primeiro Mazda foi um triciclo simples para uso comercial
 ?? LAMBORGHIN­I TRATTORI/DIVULGAÇÃO ?? Rústicos. Tratores da marca são feitos até hoje e têm tecnologia e visual ainda marcantes no mercado
LAMBORGHIN­I TRATTORI/DIVULGAÇÃO Rústicos. Tratores da marca são feitos até hoje e têm tecnologia e visual ainda marcantes no mercado
 ??  ??
 ?? LAMBORGHIN­I TRATTORI/DIVULGAÇÃO ??
LAMBORGHIN­I TRATTORI/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil