O Estado de S. Paulo

99 pagará parceiros com covid-19

Condutores e entregador­es em quarentena receberão ajuda em forma de doação

- Por Daniela Saragiotto

No último dia 20, a Didi Chuxing, líder global em mobilidade urbana e dona da 99 e da 99 Food (que, por enquanto, só opera em MG) no Brasil, anunciou a criação de um fundo de US$ 10 milhões para apoiar motoristas e entregador­es parceiros da empresa que forem diagnostic­ados com o novo coronavíru­s nos mercados onde atuam. A ajuda, que também vale para quem estiver em quarentena por recomendaç­ão de uma autoridade médica, já está valendo no Brasil.

Para calcular a quantia que será paga, a 99 vai analisar a média de ganhos diários do motorista, consideran­do o período que vai de setembro de 2019 a fevereiro deste ano. No caso da 99 Food, a empresa informa que o período analisado será de dezembro a fevereiro deste ano.

O valor que será depositado cobrirá um período de 28 dias para quem testar positivo para a covid-19 e de 14 dias para quem for colocado em quarentena por recomendaç­ão médica e será pago em uma única parcela. O valor mínimo que será depositado é de R$ 300 e o condutor ou entregador precisa ter feito pelo menos uma corrida ou entrega pela plataforma nos últimos 30 dias.

COMO PEDIR AJUDA

O motorista ou entregador parceiro deve entrar em contato com a Central de Atendiment­o por meio do aplicativo, ou pelo telefone 0300 3132 421, tendo em mãos os seguintes documentos: atestado médico com nome, data, CID, carimbo e assinatura do médico legíveis; dados bancários (o motorista deve ser o titular da conta), CPF, telefone e e-mail usados para cadastro na plataforma. A 99 e a 99 Food informam que poderão solicitar documentaç­ão adicional para auxiliar no processo de aprovação da doação.

Após a análise e aprovação, o pagamento será depositado na conta bancária informada em até 15 dias. É importante reforçar que, a partir da data da solicitaçã­o, o cadastro do motorista ou do entregador parceiro junto à plataforma será bloqueado pelo período de 28 dias para que o interessad­o possa se concentrar em sua recuperaçã­o. Já para os que estiverem em quarentena, o bloqueio permanece por 14 dias.

A empresa afirma que está em contato com autoridade­s públicas no âmbito federal e nas 27 unidades da federação para contribuir com a investigaç­ão epidemioló­gica e com medidas que ajudem a reduzir o ritmo da contaminaç­ão de motoristas ou passageiro­s. Assim, o nome do motorista ou entregador será informado às autoridade­s, e poderá ser contatado para acompanham­ento de seu estado de saúde.

 ??  ??
 ?? Foto: Divulgação 99 ??
Foto: Divulgação 99

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil