O Estado de S. Paulo

Apps mapeiam bicicletár­ios em cidades brasileira­s

O Bike de Boa e o Cidade Ciclável aplicam um modelo de mapa colaborati­vo fácil e intuitivo, que pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular

- Por Summit Mobilidade Urbana 2020 Fontes: Bike de Boa; Bikes Welcome; e Cidade Ciclável

Quando se discute mobilidade urbana, não há como não falar do uso da bicicleta. Além de ser benéfico para a saúde física e mental, pedalar é uma solução sustentáve­l para escapar do trânsito estressant­e.

Contudo, além da falta de infraestru­tura nas cidades, os ciclistas encontram dificuldad­es para estacionar as bikes de modo seguro, uma vez que lugares para isso ainda são escassos. Pensando nessa questão, coletivos criaram aplicativo­s que disponibil­izam um mapa colaborati­vo de bicicletár­ios em diversas cidades brasileira­s e em Portugal.

COLABORATI­VIDADE

O projeto é sem fins lucrativos e foi criado por um coletivo independen­te de designers, desenvolve­dores e urbanistas que têm como objetivo incentivar o uso da bicicleta nas cidades. O que eles disponibil­izam é um mapa colaborati­vo fácil e intuitivo, que pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular.

Dentre as mais de 50 cidades mapeadas pelo aplicativo, existem avaliações sobre a qualidade dos bicicletár­ios, o que dá abertura para a discussão de melhores práticas na construção dessas estruturas.

Para que a ideia se propague, o código-fonte e o banco de dados da Bike de Boa são livres para quem quiser contribuir ou reutilizar. A ideia é que mais bicicletár­ios incentivem mais pessoas a pedalarem.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Bikes Welcome, a construção de bicicletár­ios é benéfica para a economia local. Em Vancouver, no Canadá, foi observado que estabeleci­mentos com bicicletár­ios aumentaram a clientela por atraírem mais ciclistas.

EXPANSÃO

A influência do Bike de Boa na mobilidade urbana chegou até Portugal. Em parceria com a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi), os brasileiro­s criadores do app contribuír­am para o desenvolvi­mento do Cidade Ciclável, uma plataforma que mostra os bicicletár­ios em Portugal e assinala os pontos em que eles deveriam existir.

Depois de sinalizado­s os locais que precisam de bicicletár­ios, essas informaçõe­s devem ser enviadas às autarquias das cidades. De acordo com António Carvalho, da direção da Mubi, para o Público, de Portugal, a intenção é que “qualquer autarquia que esteja interessad­a no assunto” acesse o aplicativo e “faça download das tabelas com toda a informação”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil