O Estado de S. Paulo

Doria escolhe 2º colocado para chefiar Ministério Público de SP

Procurador Mario Luiz Sarrubbo foi derrotado na eleição interna pelo candidato da oposição, Antonio Carlos da Ponte

- Fausto Macedo Pepita Ortega

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), escolheu Mario Luiz Sarrubbo como novo procurador-geral de Justiça do Estado. Na eleição para a chefia do Ministério Público realizada no sábado, Sarrubbo concorreu pela situação, com apoio do atual procurador-geral, Gianpaolo Smanio, e ficou em segundo lugar, atrás de Antonio Carlos da Ponte, candidato da oposição. Da Ponte recebeu 1.020 votos; Sarrubbo, 657.

Em vídeo divulgado ontem, no Twitter, Doria declarou: “Tomei a decisão e fiz a escolha de Mario Sarrubbo. Isso significa prestigiar o Ministério Público e garantir a sua autonomia. Esta é a decisão constituci­onal do governador do Estado”. Procurado, da Ponte não comentou a decisão do governador.

O pleito deste ano do MP paulista foi disputado por apenas dois candidatos, e Doria não recebeu a tradiciona­l lista tríplice com os mais votados por 2 mil promotores e procurador­es. Pela Constituiç­ão, o governador pode escolher qualquer um dos nomes, independen­temente da colocação na eleição interna.

Sarrubbo afirmou, durante sua campanha, que queria aproximar a instituiçã­o do perfil que a Constituiç­ão de 1988 a ela atribuiu, “tornar o MP um indutor das transforma­ções sociais necessária­s”. O procurador disse ao Estado que planeja “uma revolução tecnológic­a” e avaliou que a Procurador­ia-Geral de Justiça “precisa fomentar a implementa­ção de políticas institucio­nais que tornem a atuação do Ministério Público de SP mais estratégic­a”.

Diante da crise do coronavíru­s, Sarrubbo afirmou que a Saúde se tornou “prioridade absoluta”. Segundo ele, o MP vai atuar para “se certificar de que as ações que garantem os direitos dos cidadãos estejam sendo executadas”. Entre elas, destacou o acesso ao tratamento adequado da doença, a observânci­a das recomendaç­ões sanitárias e a articulaçã­o de políticas públicas na capital e no interior.

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) divulgou nota na qual afirma que a nomeação de Sarrubbo “não se calcou em critério técnico”.

Perfil. Aos 57 anos, Sarrubbo está na carreira há mais de três décadas. Em 2011, tornou-se o primeiro promotor de Justiça a dirigir a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Entre abril de 2016 e janeiro deste ano, ocupou o cargo de subprocura­dor-geral de Políticas Criminais do Ministério Público. Mestre em Direito pela PUC de São Paulo, é professor de Direito Penal na Faap.

 ?? SILVANA GARZARO/ESTADÃO - 20/1/2020 ?? MP. Procurador Sarrubbo
SILVANA GARZARO/ESTADÃO - 20/1/2020 MP. Procurador Sarrubbo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil