O Estado de S. Paulo

SP terá hospital de campanha no ginásio do Ibirapuera

- Priscila Mengue

O governo de São Paulo anunciou ontem que erguerá um hospital de campanha no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Complexo Ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista. No Estádio do Pacaembu, um hospital de campanha foi aberto nesta segunda-feira com 200 leitos.

O espaço no Ibirapuera deverá ser equipado com leitos aptos a receber casos suspeitos ou confirmado­s do novo coronavíru­s. De acordo com o governo, hospitais estaduais, municipais e filantrópi­cos ampliaram em 1.524 o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para casos relacionad­os à covid-19. No caso do Ibirapuera, a gestão João Doria (PSDB) deve divulgar hoje os detalhes do projeto, como número de leitos e data de abertura. O complexo tem 100 mil metros quadrados e inclui estádio de futebol, ginásio poliesport­ivo, quadras e outros equipament­os.

O Hospital Municipal de Campanha (HM Camp) do Pacaembu começou a receber pacientes no Estádio do Pacaembu nesta segunda-feira. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os 200 leitos no Pacaembu são destinados exclusivam­ente a pacientes de coronavíru­s de baixa e média complexida­de encaminhad­os por equipament­os de saúde da capital paulista, como hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde (UBSs).

O hospital erguido no Pacaembu tem 6,3 mil metros quadrados, com dez enfermaria­s. Os leitos são divididos em alas separadas por gênero, feminino e masculino, integradas a uma rede de distribuiç­ão de oxigênio. Do total, dez leitos estão preparados para receber pacientes que tenham quadro agravado. Há, ainda, uma enfermaria, 30 banheiros completos (com chuveiros) e refeitório com capacidade para servir 350 refeições. A previsão é deque cada doente fique internado por 14 dias. Se houver agravament­o, serão encaminhad­os para hospitais de referência.

Anhembi. Além disso, a gestão Bruno Covas (PSDB) pretende entregar 887 leitos no hospital de campanha erguido no Complexo do Anhembi ainda nesta semana. Em uma segunda fase, também em abril, o espaço estará com 1,8 mil leitos disponívei­s e também será possível realizar exames de tomografia, raio X e exames de laboratóri­o. Por lá haverá 1,2 mil vagas abertas para profission­ais da saúde.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Mais leitos. Hospital de campanha, no Estádio do Pacaembu, começou a receber pacientes de baixa e média complexida­de infectados pelo coronavíru­s
FELIPE RAU/ESTADÃO Mais leitos. Hospital de campanha, no Estádio do Pacaembu, começou a receber pacientes de baixa e média complexida­de infectados pelo coronavíru­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil