O Estado de S. Paulo

‘IA DORMIR SEM SABER COMO ACORDARIA’

- Paloma Cotes

David Uip, que chefia o Centro de Contingênc­ia contra a covid-19 criado pelo Estado de São Paulo, voltou ao trabalho ontem e participou de uma coletiva de imprensa em que foi anunciada a ampliação da quarentena no Estado de São Paulo. Uip foi infectado pelo novo coronavíru­s e estava afastado. Ele deu um depoimento emocionado sobre como sofreu com a doença.

“Gostaria de agradecer a Deus por estar aqui vivo, à minha família pela solidaried­ade e ao senhor, governador João Doria, que não deixou de me ligar um dia, não para perguntar algo sobre o trabalho, mas para saber como eu estava”, disse Uip.

“Vou dar meu depoimento para mostrar do que se trata essa doença. Há dois domingos, eu me senti muito mal. Estava extenuado, sentado em uma cadeira e, pela primeira vez na vida, me neguei a falar com uma emissora de televisão. Não conseguia. De domingo para segunda, passei muito mal. Na segunda de manhã, fiz o exame e o teste deu positivo para coronavíru­s, mas a tomografia deu normal. A semana que se seguiu foi de extremo sofrimento”, contou.

Uip explicou que depois de uma semana do diagnóstic­o positivo para coronavíru­s, em uma tomografia, foi detectada uma pneumonia. “Esse sentimento de você se ver como médico, infectolog­ista, com uma pneumonia, sabendo que muito provavelme­nte entre o sétimo e o décimo dia haveria complicaçõ­es, foi muito angustiant­e. Indo dormir não sabendo como ia acordar. Mas Deus me ajudou e venci a quarentena. Não é fácil ficar isolado. É de extremo sofrimento, mas é absolutame­nte fundamenta­l”, contou o infectolog­ista.

E continuou: “Eu tive de me reinventar nesse período. Virei um David Uip mais humilde, sa- bendo os limites da vida”.

Sobre a ampliação da quaren- tena, Uip falou que ela vai possi- bilitar um achatament­o da cur- va da doença. “Meu depoimen- to é como paciente, não como médico. Quem vai sair vivo é quem estiver sendo atendido em estruturas hospitalar­es bem equipadas e com equipes médicas bem estruturad­as. Isso é claríssimo. Isso (a quarente- na) vai permitir que os hospi- tais públicos e privados se reor- ganizem. Isso está possibilit­an- do que indivíduos como eu, que ficaram adoecidos, voltem para a frente de trabalho.”

Uip disse que vai voltar a aten- der pacientes. “Meu testemu- nho é de quem ficou do outro lado. Não é brincadeir­a. A quem está subestiman­do, achando que não é nada, desejo ardente- mente que não adoeça. É um so- frimento muito grande. Eu pas- so a ser um ativo, eu já passei pela doença e eu, teoricamen­te, não me contamino de novo”, disse, sob aplausos das pessoas presentes no Palácio dos Ban- deirantes.

 ?? GOVERNO SP -6/4/2020 ?? Sofrimento. Infectolog­ista se recuperou em casa
GOVERNO SP -6/4/2020 Sofrimento. Infectolog­ista se recuperou em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil