O Estado de S. Paulo

Governo chinês não relata mortes pela 1ª vez desde janeiro

Apesar da boa notícia, autoridade­s ainda temem casos importados, que somam pelo menos mil em todo a China

- PEQUIM

A China esperava a notícia havia três meses – e ela veio ontem. Pela primeira vez, o país não registrou nenhuma morte pela covid-19 desde o começo da pandemia, que apareceu no fim do ano passado, se espalhou e já matou pelo menos 75 mil pessoas em todo o mundo.

Nas últimas semanas, o número oficial de mortos pelo coronavíru­s já vinha abaixo de dez por dia, mas jamais tinha sido zerado desde 21 de janeiro, quando começaram os registros da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS). O primeiro óbito pelo vírus na China foi notificado em 11 de janeiro. Desde então, quase 82 mil pessoas foram infectadas no país – 3,3 mil morreram.

O declínio nos casos de contaminaç­ão e mortes na China, nas últimas semanas, é acompanhad­o por dúvidas sobre a confiabili­dade dos números oficiais. Algumas famílias relataram à imprensa que quem morreu em casa ou não foi testado no início do surto, quando os hospitais estavam sobrecarre­gados, não entrou na contabilid­ade.

Além disso, enquanto novos casos de contaminaç­ão de origem local caíram a zero, a China continua enfrentand­o uma onda de infecções importadas. O Ministério da Saúde anunciou mil casos importados, com 32 novos registros somente ontem. As ações para conter a disseminaç­ão do vírus começaram no final de janeiro, com o confinamen­to drástico de mais de 50 milhões de pessoas em Wuhan, origem da epidemia, e no restante da Província de Hubei. Os moradores ficaram em casa por mais de dois meses.

Desde a meia-noite de ontem (13 horas de ontem, em Brasília), as pessoas saudáveis poderiam deixar a capital da província. “Muitos pensam que, a partir de 8 de abril, poderão relaxar, mas precisarem­os de mais vigilância”, afirmou o jornal de Hubei, citando um funcionári­o de alto escalão de Wuhan. “Não haverá relaxament­o.”

 ?? NOEL CELIS / AFP ?? Alívio. Aeroporto de Wuhan já registra volta dos voos
NOEL CELIS / AFP Alívio. Aeroporto de Wuhan já registra volta dos voos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil