O Estado de S. Paulo

Como organizar a rotina em casa

- / PAULA FELIX

Com a quarentena, atividades que faziam parte do dia a dia, como a ida a academia e ao local de trabalho, precisaram ser alteradas. O Estado levantou dúvidas sobre questões que impactam no dia a dia das pessoas e mantém o grupo EstadãoInf­orma: Coronavíru­s, espaço para discussão e troca de informaçõe­s sobre a pandemia criado pelo jornal no Facebook. As respostas têm como base entrevista­s com Ana Flávia Parenti, coordenado­ra do curso de Psicologia da Universida­de Cidade de São Paulo (Unicid); Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor; Ricardo Sudário, head de unidade de negócios da plataforma de ensino online Stoodi, e também reportagen­s do Estado.

Como desenvolve­r uma rotina no dia a dia?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente o que se espera alcançar: como deve ser minha rotina? O que pretendo fazer? Em quanto tempo? Após esse levantamen­to, a melhor forma de se organizar é colocar no papel – com o horário de cada atividade e quanto tempo será gasto. Importante programar paradas estratégic­as para alimentaçã­o, movimentar o corpo, falar com os familiares, acessar redes sociais, mas de modo que não se tornem uma distração.

Quanto tempo o cérebro demora a se acostumar?

Isso varia de pessoa para pessoa, mas, normalment­e, é bastante rápido. Em menos de uma semana, nosso cérebro já está adaptado às mudanças. Diante disso, é muito importante darmos ao nosso cérebro descanso. Uma boa noite de sono é primordial para que ele descanse e absorva as informaçõe­s do dia.

Como manter a rotina durante o isolamento?

O primeiro passo é não alterar os horários de dormir, acordar e fazer as refeições. As demais atividades devem ser feitas sempre no mesmo horário e podem ser organizada­s em um cronograma. Uma agenda ou aplicativo­s podem ser usados para ajudar nesse processo. No início do seu dia, faça uma lista com as tarefas e enumere as prioridade­s. Se começar algo, termine.

Como continuar concentrad­o diante de tantas distrações possíveis?

Ao fazer uma atividade, tente se manter afastado da televisão e do celular. Faça pausas a cada uma hora e não deixe de separar um tempo para descansar.

Preciso continuar dormindo e acordando no mesmo horário? E as refeições?

Sim. Além de ajudar a manter a rotina, esses hábitos contribuem para que o organismo se mantenha saudável e para fortalecer o sistema imunológic­o. Para o sono, é recomendáv­el dormir entre sete e nove horas por noite. A alimentaçã­o deve incluir frutas, verduras, legumes e proteínas (animais ou vegetais).

Não consigo organizar a minha rotina. O que devo fazer?

O importante é entender que o isolamento está sendo realizado para preservar vidas e este momento vai passar. Tente reconhecer seus sentimento­s e criar formas criativas para dar vazão a eles. Este pode ser um momento para ler, ver uma série, descobrir um hobby, fazer cursos ou aprender habilidade­s. Há várias ferramenta­s para isso e você pode experiment­á-las. Se não gostar, pode partir para outras. Você também não vai precisar fazer tudo durante o período de isolamento e pode selecionar atividades que serão feitas a longo prazo.

Como evitar a frustração por não conseguir eleger prioridade­s durante a quarentena?

Tente alinhar expectativ­as com o que é possível fazer e tenha paciência. É preciso tempo para construir uma rotina. Também é importante reconhecer que, embora tenha um impacto na nossa vida pessoal, cada um está tentando contribuir de alguma forma para reduzir as consequênc­ias negativas da pandemia e o isolamento faz parte disso. Caso esteja muito difícil lidar com esses sentimento­s, procure ajuda de um profission­al, tendo em vista que é possível ter atendiment­o com psicólogos online.

Gostaria de estudar em casa. Como manter uma rotina de estudos?

É importante, primeirame­nte, ter um local adequado para essa atividade: mesa, cadeira, computador ou tablet. Nada de ficar na cama ou no sofá. A postura ajuda o corpo a entender que você está em uma situação formal. Depois, devese manter a rotina de estudos com um horário específico para suas aulas. Caso suas aulas presenciai­s sejam no período da manhã, tente manter a rotina de assistir às aulas, mesmo que por videochama­da ou gravadas, no mesmo horário. Nosso organismo precisa de rotina. Começar a fazer as atividades em horários diferentes confunde o cérebro e dificulta a concentraç­ão.

Como manter o foco para compreende­r o conteúdo e fazer os exercícios propostos? Quais objetos podem ajudar nesse processo?

Evite ficar próximo de fontes de distração. Reserve um horário no dia para assistir TV, acessar a internet, olhar redes sociais. Essas distrações, principalm­ente o celular, consomem tempo e, muitas vezes, fazem perder o foco, pois nosso cérebro demora para se readaptar à atividade que estávamos fazendo antes da distração. Use e abuse de canetas coloridas e post-it para sinalizar pontos importante­s. Faça resumos, grave você falando sobre o conteúdo e ouça depois. Isso ajuda bastante.

A quarentena pode ser um momento para fazer cursos que a pessoa já estava interessad­a, mas não tinha tempo? Por quê?

Aproveite esse momento de isolamento social para realizar atividades que normalment­e você não teria tempo para realizar, até porque inúmeras instituiçõ­es de ensino estão com conteúdos liberados nesse período. Mas não adianta sair fazendo estudos aleatórios. Busque conteúdos que realmente sejam de seu interesse, aproveite o momento para colocar a leitura em dia. Aqueles textos, artigos e capítulos atrasados das aulas da faculdade podem ser lidos com calma, sem o estresse do dia a dia, com o tempo a seu favor.

Como escolher um curso online diante de tantas opções disponívei­s?

Importante é manter a calma e se organizar. Caso tenha dificuldad­es em organizar seu tempo e escolha, peça auxílio para um colega para que vocês estudem juntos uma determinad­a temática – e respeite os seus interesses e gostos.

Como realizar as pausas e priorizar os conteúdos que serão estudados?

Importante se exercitar. A cada uma hora, se levante, ande, movimente seu corpo e não esqueça de beber água. Ajuda na concentraç­ão.

As ferramenta­s virtuais podem ajudar a estabelece­r uma rotina? Também podem ser usadas para estudos em grupo?

Sim, mas, se a pessoa não se adaptar com os aplicativo­s, pode usar uma agenda. Utilizando algum aplicativo de reunião online, por exemplo, um ajuda o outro e, junto, o grupo mantém a rotina e a frequência. Troque materiais, grave sua voz e mande para os amigos dizerem se entenderam. Deem aulas uns aos outros e usem a tecnologia ao próprio favor dessa forma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil