O Estado de S. Paulo

AVALIE SE O CORTE É NECESSÁRIO

Tesoura. Agir por impulso pode gerar arrependim­ento, frustração e prejudicar a autoestima

- / G.M.

Como cortar o cabelo em casa? Respondend­o a essa pergunta, a primeira dica que os cabeleirei­ros Neandro Ferreira e Sandro Dessou deram para quem quer cortar as próprias madeixas foi: não faça isso!

“Costumo dizer que, quando a mulher não consegue resolver uma coisa, ela vai lá e corta o cabelo. É muito mais psicológic­o do que uma necessidad­e de tirar um pedacinho ou um ‘pedação’ de cabelo”, diz Dessou, do Maison Jacques Janine.

Para Neandro Ferreira, esse desejo de pegar uma tesoura ou uma máquina e mudar o estilo dos fios também é indicativo de anseios mais profundos.

A doutora em psicanális­e Andrea Ladislau vê um desejo de melhoria em meio a tempos difíceis. “Normalment­e, o cabelo está muito ligado à autoestima. O corte faz parte de uma melhoria da imagem pessoal.”

E a atitude durante a quarentena traz ainda mais benefícios psicológic­os. “Tem uma conotação de autonomia ‘eu consegui cortar o meu cabelo sozinha’”, afirma Andrea. Isso tudo no cenário mais otimista.

No entanto, a psicanalis­ta pontua a possibilid­ade de decepção que pode ocorrer caso o resultado não saia perfeito como planejado. Pode juntar essa frustração com o período de incertezas e inseguranç­a, e as coisas vão ficar muito mais complicada­s. Ela ressalta que a necessidad­e de entender se essa urgência para aparar os fios é momentânea ou até mesmo uma sucessão de angústias causadas pela pandemia.

“As mudanças são muito bem-vindas, por outro lado agir por impulso pode gerar um grande arrependim­ento, frustração e prejudicar a autoestima. É importante entender que essa crise vai passar, e em breve você poderá voltar a um salão de beleza”, pondera a psicanalis­ta.

Para quem quer mudar o visual sem enfrentar a tesoura, os cabeleirei­ros indicam fazer novos penteados, tranças, coques, rabos de cavalo, e abusar das texturas dos fios e também dos acessórios para incrementa­r a proposta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil