O Estado de S. Paulo

HOTEL DE LUXO EM NY ABRIGA MÉDICOS

- / NYT, TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZ­OU

Poucas semanas atrás, era comum que assistente­s ligassem para fazer reservas para seus chefes nos quartos de US$ 1 mil (R$ 5,5 mil) do Hotel Four Seasons, de Nova York. Mas, no fim de março, passou a ser comum mães ligando para conseguir um quarto de graça para seus filhos médicos. O icônico hotel dos bilionário­s anunciou que abrigaria profission­ais de saúde no combate ao vírus.

“Acho que minha mãe foi uma das primeiras a ligar”, disse um médico de 31 anos, cujo hospital pediu que permaneces­se anônimo. Ele morava em Long Island e viajava duas horas para trabalhar em Manhattan. Agora, está a 20 minutos a pé do hospital. “Nunca fiquei num quarto de hotel tão bonito na vida”, disse. “No meio do meu turno, quando as coisas estão ficando caóticas e ainda tenho oito horas pela frente, é muito bom lembrar que tenho um lugar para ficar bem perto e lindo.”

Ele deve permanecer no Four Seasons por 25 dias. Embora outros hotéis da cidade estejam ajudando a contornar a falta de leitos hospitalar­es, o Four Seasons se dedica exclusivam­ente a deixar os profission­ais de saúde descansado­s e seguros.

Na entrada, duas enfermeira­s com máscaras N95 medem a temperatur­a de todos os hóspedes, perguntam sobre sintomas nas últimas 72 horas e se lavaram bem as mãos. Uma vez lá dentro, os hóspedes vão direto para o quarto. A limpeza é rigorosa. Os quartos têm lençóis e toalhas extras. Os itens sujos são coletados somente após o checkout. “Quando você entra no hotel, encontra os mesmos procedimen­tos do hospital. É impression­ante”, disse Dara Kass, médica de emergência de um hospital da cidade.

 ?? DEMETRIUS FREEMAN/THE NEW YORK TIMES ?? Precaução. Médica Dara Kass em quarto do Four Seasons
DEMETRIUS FREEMAN/THE NEW YORK TIMES Precaução. Médica Dara Kass em quarto do Four Seasons
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil