O Estado de S. Paulo

LIÇÕES DA INTERNET

A seguir, confira uma seleção de páginas e canais online que ensinam diferentes técnicas manuais

-

Crochê. A youtuber Marie Castro, que se apresenta como designer handmade e artista têxtil, publica vídeos que incluem lições acessíveis de técnicas manuais como o crochê. Entre os últimos compartilh­ados, há um, com pouco mais de 20 minutos de duração, em que ela ensina a produzir um suéter com restos de fios – uma boa opção para quem não pode sair de casa para comprar um novelo novo (bit.ly/mccroche).

Técnicas de colorir. Os livros de colorir foram um fenômeno de vendas em 2015, tornandose febre entre adultos e crianças. Esse tipo de publicação pode até ter perdido popularida­de, mas, neste momento de quarentena, reaparece como um ótimo passatempo. Em seu canal no YouTube, a artista Gina Pafiadache, com a parceria de sua filha Carol, apresenta tutoriais para quem quer preencher os desenhos dos livros com técnicas mais avançadas do que simplesmen­te passar o lápis de cor. Entre os vídeos, há, por exemplo, dicas para criar efeitos de dourado, transparên­cia e dégradé (bit.ly/ginapaf).

Pintura. Arte, criativida­de e design são o lema do canal do YouTube de Mika Serur. De forma despretens­iosa, ela apresenta desde os diferentes tipos de tinta, como guache e a óleo, até possibilid­ades bem criativas para quem quer se aventurar na área. Há vídeos em que Mika mostra como pintar nuvens em um espelho; decorar os tênis inspirando-se na obra A Criação de Adão, de Michelange­lo; e até estilizar uma jaqueta jeans a partir da pintura A Noite Estrelada, de Van Gogh (bit.ly/mkserur).

Lettering. Para quem procura aperfeiçoa­r técnicas de estilizaçã­o de letras, o artista visual e designer gráfico Filipe Grimaldi, que costuma dar aulas de lettering no Sesc, comanda um curso online em parceria com a instituiçã­o, com seis lições gratuitas (bit.ly/fglett), disponívei­s a qualquer momento. Outra opção são os cursos virtuais da Faber Castell, que liberou acesso gratuito à sua plataforma online até o dia 19 de abril. Além de lições de lettering, é possível aprender técnicas de quadrinhos, aquarela, entre outras.

DE CROCHÊ A JARDINAGEM, HÁ BOAS OPÇÕES PARA O APRENDIZAD­O

Jardinagem. No Instagram do estúdio Jardineiro Fiel, que tem sede em São Paulo, há boas dicas para quem quer aproveitar a quarentena para dar mais atenção ao paisagismo do lar. Em uma série de lives, postagens e stories, são abordados temas como o cuidado com as plantas de casa e o lado “terapêutic­o” dos jardins. No dia 14 de abril, às 19h30, Gabi Pileggi e Rico Adinolfi participam de um bate-papo online sobre plantas na parede. A inscrição para esse evento custa R$ 80 (bit.ly/jdfiel). / J.C.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil