O Estado de S. Paulo

Bolsonaro faz teste para a covid e exame dos pulmões

‘Presidente apresenta bom estado de saúde’, diz nota do governo; a apoiadores ele disse que estava ‘tudo bem’

- Jussara Soares / BRASÍLIA

O presidente Jair Bolsonaro teve febre e disse a apoiadores ontem que realizou um exame dos pulmões, no Hospital das Forças Armadas. “Tá tudo limpo”, afirmou. À noite, o Planalto confirmou que o presidente fez teste para detectar covid-19. O resultado sairá hoje, segundo a Presidênci­a da República. De acordo com a nota, Bolsonaro apresentav­a “bom estado de saúde”.

O presidente Jair Bolsonaro fez ontem à noite novo teste para covid-19. O resultado sairá hoje, segundo a Presidênci­a da República. Segundo nota, Bolsonaro apresentav­a, ontem à noite “bom estado de saúde.”

Antes de fazer oteste, Bol sonar o disse, a apoiadores, que havia realizado ex amenos pulmões, à tarde, e estava “tudo bem”. “Eu vim agora do hospital, fiz uma ‘chapa’ de pulmão. Tá tudo limpo”, afirmou ele, em frente ao Alvorada.

De acordo coma CNN Brasil, o presidente relatou ter apresentad­o febre de 38ºc, um dos sintomas da doença, ejá está tomando hidroxiclo­roquina, medicament­o que não tema eficácia comprovada contra acov id19. O exame no pulmão foi realizado no Hospital das Forças Armadas. O Estadão confirmou com fontes do Palácio do Planalto e do hospital que Bolsonaro teve febre ontem.

Mesmo admitindo a suspeita, o presidente parou para falar com o grupo que o aguardava na porta da residência oficial. Ele usava máscara durante a conversa e pediu que as pessoas não se aproximass­em. “Não pode chegar muito perto não, tá? Recomendaç­ão para todo mundo.” A um apoiador que pediu paratirara­m ás cara e bate ruma foto, o presidente primeiro concordou, mas depois disse ao homem que não havia autorizado.

Segundo a agenda oficial, o presidente despachou durante todo o dia e esteve com seis ministros. Ele teve reuniões com os ministros Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucio­nal), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-geral) e Levi Mello (Advocacia-geral da União). a última agenda ocorreu às 16h40 com o secretário especial de Cultura, Mário Frias.

Bolsonaro já havia feito três testes para covid-19 em março, após viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente Donald Trump. Pelo menos 23 pessoas da comitiva brasileira foram diagnostic­adas pela doença.

Na ocasião, Bolsonaro anunciou que o resultado foi negativo, mas se recusou a mostrar os exames. Os documentos foram divulgados depois de o Estadão entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para obrigar que informação fosse divulgada em nome do interesse público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil