O Estado de S. Paulo

Campanha de Covas começa a ganhar forma

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Acampanha de Bruno Covas (PSDB) à reeleição começa a ganhar forma. Ela terá o secretário particular de João Doria, Wilson Pedroso, como coordenado­r, uma escolha estratégic­a sob dois aspectos: 1)o gesto busca afastar rumores de que o governador e o prefeito andam distantes; 2) apesar de ser um aliado de primeira hora de Doria, “Wilsinho”, como ele é conhecido, também é próximo de Covas e navega bem por todas as correntes do PSDB-SP. Resolvida a questão do coordenado­r, ainda falta tirar da frente o vice. E é aí que mora o problema...

» Em busca... A moldura da foto do vice de Covas já está pronta: de preferênci­a, tem de ser um nome técnico, de centro, ficha limpa, experiente, e que não cause problemas para o candidato dentro de seu amplo arco de alianças. Ainda falta encontrar o rosto ideal.

» ...de um rosto. O modelo ideal: alguém como Marco Maciel (que foi vice de FHC), resume um tucano.

» Pendendo. Como a pista da esquerda por ora está congestion­ada em São Paulo, admite-se na campanha de Covas alguém que seja de centro, mas com alguma inclinação à direita.

» Coisa... André Bolini, pré-candidato a vereador em São Paulo pelo Novo, vem recebendo ameaças, desde a quarta-feira, por ter se manifestad­o nas redes sociais contra o projeto de lei que tramita na Câmara e exige alvará de todos os motoqueiro­s que trabalham para os aplicativo­s.

» ...grave. Mensagens como “eu sei onde você mora’’ pipocaram no celular de Bolini. Na quarta-feira, os entregador­es exigiram em manifestaç­ão melhores condições de trabalho. Dada a situação, Bolini foi às redes defender e reforçar suas opiniões, o que atraiu ainda mais ameaças. Ele informou o caso à polícia.

» Eita. Depois de anos bradando contra o Foro de São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) agora diz que o Grupo de Puebla é o novo inimigo: “Fiquem atentos”.

» Funcionári­o do mês. A “genial” ideia de jogar Renato Feder no óleo quente antes mesmo de ele assumir a Educação criou nova regra no governo Bolsonaro: fritar antes, efetivar depois.

» Ação. Depois de um apelo de governador­es para que a Saúde tomasse a frente na aquisição de medicament­os de UTI, a pasta comprou, nas últimas semanas, 682 mil unidades de remédios de intubação e distribuiu para 17 Estados.

» Ação 2. Desde o começo da pandemia, quando houve disputa entre governador­es e Jair Bolsonaro, e três trocas na Saúde, cada gestor ficou jogado à própria sorte. Para interrompe­r o ciclo, cobraram responsabi­lidade de Eduardo Pazuello.

» Planejamen­to. O ministro interino da Saúde, há mais de 50 dias no cargo, deve se encontrar nesta semana com representa­ntes de laboratóri­os e distribuid­ores para falar de estoque.

» A ver. São grandes as expectativ­as de que o governo vete o artigo 20 do novo marco do saneamento: impede que contratos de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos sejam feitos por meio de concessão.

» A ver 2. A Abetre, ABLP, Abrelpe e Selurb (entidades de classe) alertaram as equipes de diversos ministério­s de que, se o artigo for mantido, a livre concorrênc­ia será comprometi­da.

COM MARIANNA HOLANDA

 ?? REPRODUÇÃO/342 ARTES ?? » CLICK. O 342 artes, que tem Caetano Veloso, lançou campanha para Luís Roberto Barroso deferir ação que pede a garantia da contenção da covid19 em terras indígenas.
REPRODUÇÃO/342 ARTES » CLICK. O 342 artes, que tem Caetano Veloso, lançou campanha para Luís Roberto Barroso deferir ação que pede a garantia da contenção da covid19 em terras indígenas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil