O Estado de S. Paulo

País tem 65,5 mil mortes; veto a máscaras aumenta

- LUCI RIBEIRO / J.K. e

O Brasil registrou 656 mortes e 21.486 infectados pelo novo coronavíru­s no balanço divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa ontem, chegando a 65.556 óbitos e 1.626.071 contaminad­os pela doença, segundo dados do levantamen­to realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretaria­s estaduais de Saúde.

Desde que as regras de isolamento e distanciam­ento sociais foram flexibiliz­adas em meio à pandemia, pelo menos 12 capitais brasileira­s viram seus índices de infecções aumentarem.

Em São Paulo, a reabertura da economia fez o registro de mortes acelerar e atingir o maior número de vítimas fatais na última quinzena de junho. No domingo, o Estado ultrapasso­u a marca de 320 mil infectados e 16 mil óbitos.

O Rio de Janeiro vem na sequência da lista de Estados mais afetados, com 10.698 óbitos pela doença e mais de 101.554 casos confirmado­s da doença. O Estado registrou 31 mortes por covid-19 e 587 novos casos da doença no período de 24 horas.

Em meio ao aumento de casos no País, o presidente Jair Bolsonaro ampliou a lista de vetos à lei aprovada no Congresso sobre o uso de máscaras. Depois de desobrigar a utilização em igrejas, comércio e escolas, agora o presidente dispensa a exigência nos presídios e unidades de cumpriment­o de medidas socioeduca­tivas. O novo veto consta da edição do Diário Oficial da União de ontem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil