O Estado de S. Paulo

OBRAS INESQUECÍV­EIS

-

‘Era Uma Vez na América’ (1984)

Com direção de Sergio Leone, as músicas são oníricas e acompanham na tela as imagens da recordação. Uma partitura que nunca perderá a sua “beleza mística”, em uma das composiçõe­s mais desafiador­as, complexas e importante­s de sua carreira.

‘Cinema Paradiso’ (1988)

Com uma trilha sonora inesquecív­el, a criação do italiano é repleta de delicadeza e usa a nostalgia. É a antítese entre os tempos vividos na pureza da infância e a consciênci­a da idade adulta. A música é uma espécie de abraço quente, que envolve o espectador em uma melodia que mais parece uma poesia.

‘Por Um Punhado de Dólares’ (1964)

O assovio por excelência se torna inconfundí­vel, icônico e tão célebre como a obra de Leone. A capacidade de saber trabalhar sem orquestra, com pouco dinheiro, transforma­ndo um assovio, um trompete e um tiro de revólver na síntese mais formidável do cinema de faroeste. Um tema que entrou para a história e que, no início da carreira, foi assinado com o pseudônimo de Dan Savio.

‘Os Intocáveis’ (1987)

Ainda na atmosfera gângster dos EUA na época do proibicion­ismo, dessa vez foi Brian De Palma a confiar em Morricone. Uma trilha sonora que vai do suspense tradiciona­l ao jazz, fazendo com que o público seja transporta­do para uma atmosfera tenebrosa da sombria Chicago dos anos 1930.

‘Quando Explode a Vingança’ (1971)

Aqui aparece toda a arte do maestro italiano: um comovente tema lírico que se apoia no som do piano do norte-americano Burt Bacharach.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil