O Estado de S. Paulo

CAMPEÃO MUNDIAL VAI JOGAR COM O SOBRINHO ‘GIGANTE’

No Sesc, Murilo terá a companhia de Eric, de 20 anos e 2 metros de altura, filho do campeão olímpico Gustavo

-

Com um projeto de mais de dez anos, o Sesi-sp terá uma temporada diferente quando a pandemia do novo coronavíru­s permitir a volta das competiçõe­s de vôlei, modalidade paralisada desde março. Agora sem a presença de jogadores experiente­s, além do técnico Rubinho, o time da capital resolveu apostar na nova geração, mas não sem ter o apoio de alguns veteranos em quadra. E isso leva a uma situação curiosa: o vice-campeão olímpico e campeão mundial em 2010 Murilo Endres, atual líbero e ex-ponteiro, vai ter a oportunida­de de jogar com seu sobrinho Eric, de 20 anos.

Murilo, que aceitou redução salarial para permanecer na equipe, será a principal referência dentro da quadra. E está adorando poder atuar ao lado do sobrinho, que é filho de Gustavo Endres, campeão olímpico. O garoto joga como ponteiro, a posição em que o tio se destacou e foi considerad­o o melhor do mundo em 2010.

“É muito bom ter a presença dele ao meu lado. O Eric ainda está no time sub-21, mas participou muito dos treinament­os da equipe principal no ano passado. Estamos sempre conversand­o, sempre dando alguns conselhos”, afirmou Murilo em entrevista ao Estadão. “Na última temporada ele não conseguiu entrar em nenhum jogo, mas nesta isso vai acontecer e será muito especial para todos.”

O agora líbero do Sesi-sp diz que sua relação com Eric pode ter muito a ver com a que teve com seu irmão Gustavo, que é mais velho. “Está acontecend­o algo parecido com aquilo que passei no Banespa, onde comecei. O meu irmão Gustavo já estava jogando. Entrei na base e cheguei à equipe principal. Dividi a quadra com ele muitas vezes. Ele foi uma referência para mim. É bem o que está rolando agora comigo e com o Eric. Espero passar isso para ele e para os outros garotos do Sesi”, disse.

Com a reestrutur­ação, Eric terá mais chances de atuar e conta com a ajuda do pai e do tio para ganhar experiênci­a. O sobrenome é pesado no vôlei. Pela primeira vez ele vai jogar uma Superliga e de ponteiro, posição em que Murilo fez sucesso. “Minha relação com meu tio e com meu pai é basicament­e a mesma. Eles me dão conselhos, me ajudam bastante em quadra. Fora é aquela coisa de brincadeir­as, de descontraç­ão, como é em toda família”, comentou.

No começo da carreira, Eric seguiu os passos do pai e atuou como central. Só depois passou para a ponta. “Quando comecei a jogar, em Canoas (RS), ainda na categoria mirim, eles me colocaram como central por causa da minha altura. Mas, apesar de ser a posição do meu pai, achava muito chato. Não gostava. Depois, já no infantil, comecei a treinar passe. E daí apareceu a chance em um jogo que a equipe estava sem ponteiro. Entrei, fui muito bem e não saí mais”, contou o jogador, hoje com exatos 2 metros de altura.

Para comandar o Sesi-sp na nova temporada, Marcelo Negrão, campeão olímpico em Barcelona-1992, que já vinha trabalhand­o com a categoria sub-19, assume o grupo principal. Ainda não há data prevista para a retomada da modalidade no Brasil.

 ?? EVERTON AMARO ?? Em família. Murilo e o sobrinho Eric jogarão juntos no Sesc-sp
EVERTON AMARO Em família. Murilo e o sobrinho Eric jogarão juntos no Sesc-sp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil