O Estado de S. Paulo

Polêmicas do projeto de lei

-

• Identidade do usuário

Projeto obriga redes sociais e aplicativo­s a excluir contas falsas. É permitido abrir contas com nome social ou pseudônimo. Robôs são permitidos, desde que a conta seja identifica­da como automatiza­da.

Polêmica

Relator do projeto, senador Angelo Coronel (PSD-BA) diz ser necessário adotar medidas para restringir o anonimato na internet. “Não é admissível que a sociedade se veja refém daqueles que se escondem atrás de perfis falsos para disseminar ameaças.” Já para o relator da ONU para Liberdade de Expressão, Edison Lanza, o dispositiv­o “afeta a privacidad­e das comunicaçõ­es e o direito de participar de maneira anônima no espaço público”.

• Rastreabil­idade

Pelo projeto de lei aprovado, serviços como Whatsapp e Telegram devem guardar registros de “encaminham­entos de mensagens em massa” (envio de uma mesma mensagem por mais de 5 usuários em um período de até 15 dias) pelo prazo de três meses.

Polêmica

Coronel afirma que o dispositiv­o serve para preservar o registro da cadeia de encaminham­ento de mensagens, possibilit­ando identifica­ção de autor de mensagem ilícita. A diretora da Internatio­nal Fact Checking Network, Cristina Tardáguila, discorda. “Rastrear o caminho percorrido por qualquer mensagem é violar sua privacidad­e.”

• Moderação

Os usuários devem ser notificado­s em caso de denúncia ou de medida aplicada em função dos termos de uso das plataforma­s ou da lei. E os provedores devem garantir a todos a possibilid­ade de recurso quando houver decisão de remover conteúdos ou contas.

Polêmica

O projeto afirma que a moderação de conteúdo pelas plataforma­s deve ser “transparen­te”. “Eventual restrição de conteúdos deve seguir ordem judicial, por meio de procedimen­to que respeite a defesa e o contraditó­rio”, diz Angelo Coronel. No entanto, para Jonas Valente, da UNB e da Coalizão Direitos na Rede, ao determinar um direito de resposta a quem se sentir “ofendido” nas redes, o projeto “dá margens a interpreta­ções diversas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil